Sínodo Centro-Campanha-Sul



Rua Pastor Laechler , 606
CEP 96820-090 - Santa Cruz do Sul /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3717-3612 | (51) 3717-3898 | (51) 9966-43472 | (51) 9804-12727
sinodo@sinodoccs.com.br
ID: 6

Célula Máter e Coronavírus

08/05/2020

Célula máter provém do latim e significa “célula mãe” e contempla a ideia do fundamento de algo, a base. Nesse sentido, ela remete também à ideia de família. Desde pequena, normalmente, a criança já faz parte de uma família, que é o principal meio social humano, e por isso, a chamamos de célula máter da sociedade.

Célula, na Biologia, é a menor unidade estrutural de um organismo capaz de funcionar independentemente. Na sociologia, representa uma pequena unidade de um grupo ou movimento político. Célula pode significar também uma pequena cela. Veja só, a mesma palavra pode significar vida, comunhão ou prisão, depende em que contexto ela é usada.

Pode parecer apenas um detalhe, mas é de detalhes que a vida é feita. Nos tempos de Pandemia que estamos passando, é justamente nos detalhes que salvamos vidas: usar máscara, lavar bem as mãos, evitar contato físico, permanecer ao máximo possível em isolamento social. O vírus está disseminado por aí e não queremos que ele adoeça nossa célula máter: nossa família. Nesse Dia das Mães, sem beijos e sem abraços, nosso maior presente é o cuidado: cuidar de quem amamos. Vamos valorizar o que nossas mães sempre nos disseram: ter bons hábitos de higiene, respeitar o próximo, seja ele quem for, cuidar das pessoas mais velhas. Enfrentamos tempos difíceis, mas podemos aprender com eles!

O trabalho é algo fundamental para a vida, mas não é garantia de nada. Nossos bens são transitórios, eles são meios para uma vida digna e tranquila, mas não são uma finalidade em si. Já a família é a base de tudo, quando os bens se vão, a união da família nos dá forças para a reconstrução, quando o emprego se vai, a força da família é nosso ânimo para superação e reinvenção. Diante de todos os vírus do mundo, a célula familiar gera vida, nos dá anticorpos, multiplica nossas forças, manifesta milagres divinos!

Não seremos mais as mesmas pessoas depois dessa Pandemia. Se precisamos nos isolar em nossa célula familiar, vamos fortalecê-la! Ela não pode ser prisão domiciliar, não pode ser fonte de violência. Ela é o ninho do aprendizado da convivência, do perdão, da tolerância. Células são organismos vivos e precisam de cuidado. Agora temos tempo de cuidar daquelas pessoas de quem dizíamos não ter tempo para dar a devida atenção. É oportunidade de olhar para dentro: para dentro de nossas casas e dentro de nosso coração. Se isso incomoda, então é sinal de que o trabalho será intenso... Se um vírus externo nos empurrou para dentro, faça disso uma forma de crescimento! Revitalize tua célula familiar, isso vai gerar inspiração para todos os desafios! Lembre que o navio não afunda por causa da água ao redor dele, ele pode navegar os mares mais profundos e agitados. Navios afundam por causa da água dentro deles. Não deixe que o que está acontecendo em torno de você invadir o teu interior e te naufragar. Os vírus do ódio, da ganância, da indiferença, do egoísmo não podem entrar na célula familiar, blinde seu lar com a espiritualidade: a imunidade de nosso lar depende da nossa oração e da vivência da nossa fé.

Jesus Cristo diz; “Qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe” Marcos 3.35.

Pastor Samuel Gausmann
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Hebreus 13.8
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Eu também sou parte e membro dessa congregação, coparticipante e codesfrutante de todos os bens que possui. Pelo Espírito, a ela fui levado e incorporado, pelo fato de haver ouvido e ainda ouvir a Palavra de Deus, que é o princípio para nela se entrar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br