Sínodo Centro-Campanha-Sul



Rua Pastor Laechler , 606
CEP 96820-090 - Santa Cruz do Sul /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3717-3612 | (51) 3717-3898 | (51) 9966-43472 | (51) 9804-12727
sinodo@sinodoccs.com.br
ID: 6

Culto de instalação do Pastor Ruben Marcelo Dettenborn em Restinga Seca

26/04/2011

1 | 1
Ampliar




Aconteceu no dia 13 de março de 2011 em culto festivo realizado na comunidade de Restinga Seca, no Sínodo Centro-Campanha Sul, com a presença de vários ministros da IECLB, a instalação do Pastor Rubem Marcelo Dettenborn nas funções pastorais naquela Paróquia. Pastor Rubem Marcelo foi eleito para atuar na Paróquia São Miguel, em restinga seca em substituição ao Pastor Bruno Ari Bublitz, eleito Pastor Sinodal. O Pastor Rubem Marcelo estava em funções pastorais na Paróquia de Dr Mauricio Cardoso, no Sínodo Noroeste Riograndense e iniciou suas atividades no novo CAM em 01 de março de 2011.

Em sua pregação Rubem Marcelo falou que nossa vida é uma caixinha de surpresas, onde guardamos nossos sonhos, onde depositamos nossas esperanças e também de onde esperamos retirar bons presentes.

O texto bíblico usado na ocasião foi o texto previsto para o dia: Gênesis 2. 15-17; 3. 1-7. A palavra bíblica deu corpo ao tema exposto logo em seguida. O jardim do Édem e o pecado não foram o acento da pregação, mas sim a fragilidade da existência humana e a importância de cada pessoa se saber criatura e não criador. O ser criado do pó da terra dá o limite nos põe como seres iguais; no entanto dotados de dons e limitações diferentes. O sopro de vida vindo de Deus, o livre arbítrio concedido a todo vivente, fazem com que nos diferenciemos dos demais nas habilidades, esperanças, sonhos e intenções.

Apenas comer do fruto proibido não caracterizou em si o pecado como um todo, mas o desejo de ser igual a Deus; ter mais conhecimento, fazer a diferença, estar em destaque. Sentimento e desejos muito presentes no imaginário humano. A discussão por saber qual dos personagens (“Eva” ou “Adão”, como são apresentados pelas traduções da Bíblia) teria sido o primeiro a pecar, também não foi motivo de grande debate. Ressaltou-se a importância da individualidade de cada um na coletividade de comunidades que precisam de diferentes dons na construção de um lugar de guarida e acolhimento, onde todos tenham prazer em estar e participar. Todas as pessoas são diferentes e responsáveis por seus atos e escolhas.

Lá no Jardim do Édem, os seus habitantes, que desejavam ter seus olhos abertos, de fato os tiveram e estes apontaram para palmos de distância ao perceberam que estavam nus.

Temos destaque na criação de Deus. Somos agraciados por ele para agirmos em amor, para que todas as pessoas tenham lugar e espaço na grande família de Deus. Não podemos perder o foco que aponta para o que de fato é mais importante na nossa “caixinha de surpresa” (trazida como exemplo que representa nossa vida): Ela é envolvida pela “fita mimosa” da graça e do envio de Deus. Ela é enfeitada pelo desejo de que sejamos presente para este mundo tão carente de carinho e amor.

Por mais que imaginemos que não somos importantes, Deus quer nos dizer o contrário. Sejamos preste e deixemos que Cristo seja o invólucro e de o formato de nossa ação.

Damos as boas vindas ao P. Rubem Marcelo e desejamos que a bênção de Deus coroe de êxitos a parceria Pastor – Paróquia.








 


Autor(a): Sínodo Centro-Campanha Sul
Âmbito: IECLB / Sinodo: Centro-Campanha-Sul
ID: 5336

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br