Sínodo Centro-Campanha-Sul



Rua Pastor Laechler , 606
CEP 96820-090 - Santa Cruz do Sul /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3717-3612 | (51) 3717-3898 | (51) 9966-43472 | (51) 9804-12727
sinodo@sinodoccs.com.br
ID: 6

XIX Assembléia Sinodal

08/08/2014

DSCN4497
SAM_2732
SAM_2737
SAM_2748
DSCN4495
1 | 1
Ampliar

Aconteceu no dia 02 de agosto, na cidade de Agudo/RS, a XIX Assembleia Sinodal do Sínodo Centro Campanha Sul. A Assembleia sempre é um momento precioso na caminhada sinodal, pois é tempo de partilhar alegrias e também preocupações que fazem parte do nosso Caminhar Juntos. Nesta assembleia, além da celebração e do olhar para a nossa caminhada, tivemos a oportunidade de indicar e eleger lideranças que vão orientar os nossos passos nos próximos anos. Para o cargo de pastor sinodal foi reconduzido o P. Bruno Bublitz. Somos imensamente gratos às lideranças que ajudaram a fazer a história nos últimos 4 anos e que agora estão entregando os seus cargos em novas mãos. Pedimos que o bondoso Deus ilumine e abençoe o caminho desta nova gestão.
 

                                              XIX Assembleia Sinodal do Sínodo Centro-Campanha Sul- IECLB.
                                                                        Agudo, 02 de agosto de 2014.
                                                                         Mensagem as Comunidades

Nós, representantes de comunidades, setores de trabalho e visitantesda Igreja Católica e da Igreja Congregacional, iniciamos o dia indo ao encontro de amigas e amigos para seguir viagem e nos reunir em Assembleia, como o fazem pessoas cristãs desde o início da Igreja de Jesus Cristo.
Cantamos, oramos e ouvimoso Evangelho e a mensagem trazida pelo Pastor PresidenteP. Dr. Nestor Friederich, que relembrouo tema e lema da IECLB em 2014: “Vidas em Comunhão,vias em Comunhão”, caminhos que nos levam a fortalecer a fé, a missão que Deus nos deu, nas Comunidades e também para dentro da sociedade. Neste ano, completam-se 190 anos de presença luterana no Brasil. Fomos lembrados que o povo que formou a IECLB foi expulso da Europa por causa da miséria, sem condições de continuar tocando a sua vida. Vieram ao Brasil em busca de novas possibilidades de vida e cidadania. A fé que trouxeram em seus corações deu origem a nossa igreja nesta nova pátria. Hoje,em nossa região recebemos gente do Haiti, do Nordeste e outros lugares buscando uma vida melhor.
Nossa história é muito rica, cheia de sonhos que se misturam, marcados por resistência, vitórias, recomeços, perdão, pecados, conflitos, esperanças e muito envolvimento.
É parte de nossa herança, a proclamação de Deus, com o rosto do Cristo Crucificado, que acolhe incondicionalmente.Desafia, carrega, abraça, sustenta e inclui. Porém, ainda imperam muitos silêncios e barreiras, principalmente em relação a nossa convivência e aceitação com quem é de origem étnica diferente da nossa. Precisamos combater tudo o que destrói a comunhão, obstrui os caminhos, para assim construirmos a paz tão sonhada na diversidade que vivemos em nosso país.
Se, de um lado, somos muito gratos/as, por outro ainda precisamos fazer dos 190 anosum compromisso novo em prol da divulgação do Evangelho para todas as pessoas. O que nos faz povo cristão não é etnia, mas a fé em Deus revelada em Cristo Jesus.
Nossa IECLB tem como prioridade e ponto de partida a vida em comunidade, com membros participantes, ativos, comprometidos com o Evangelho. Como ação principal buscamoso cuidado com seus ministros/as, com aqueles/as que estão se preparando e com as lideranças comunitárias.
O pastor Sinodaldestacou a criatividade e as inúmeras iniciativas nas Paróquias no trabalho de formação,voltado para as crianças, para o ensino confirmatório e para a juventude. Permanece o sonho de que as Paróquias e Comunidades façam o seu Planejamento Estratégico(PAMI).
Uma das preocupações de nosso Sínodo diz respeito às adaptações dos centros comunitáriosfrente à legislação referente à segurança contra incêndios. Outra, refere-se à saúde financeira de Comunidades e Paróquias, bem como uma justa subsistência para ministros(as). Importa, nesta e em todas as outras questões do dia-a-dia dos Campos de Atividade, exercer o espírito de solidariedade de ambas as partes.
Igreja é povo de Cristo, chamado a participar e a viver o batismo. Convidamos a todos - homens e mulheres, crianças, jovens e adultos - a esta vivência, especialmente nestes tempos em que sempre mais pessoas se encolhem em si mesmas e se isolam umas das outras. Incentivamos também Comunidades, Paróquias e setores de trabalho à inserção ativa no Sínodo e em suas atividades. Assim fazendo, cumpriremos o mandato de Cristo e atenderemos ao convite a que tenhamos “viDas em comunhão”.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Procurem a ajuda do Senhor. Estejam sempre na sua presença.
Salmo 105.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br