Sínodo Centro-Campanha-Sul



Rua Pastor Laechler , 606
CEP 96820-090 - Santa Cruz do Sul /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3717-3612 | (51) 3717-3898 | (51) 9966-43472 | (51) 9804-12727
sinodo@sinodoccs.com.br
ID: 6

Jogos de Integração da JE

15/11/2023

No último dia 15 de novembro, no feriado da Proclamação da República, a Juventude Evangélica (JE) do Sínodo Centro-Campanha Sul realizou a 2ª etapa dos Jogos de Integração, na Comunidade Evangélica Luterana de Arroio do Tigre. Participaram deste evento cerca de 120 pessoas, as quais eram da comunidade e grupo local, bem como de diversas localidades e grupos de JE: Linha Andreas, Vera Cruz, Linha Bernardino (Vale do Sol), Agudo, Rio Pardinho, Sinimbu e São Marcos (Estrela Velha). As modalidades foram futsal (masculino e feminino), vôlei de areia feminino, atletismo (salto em distância, corrida, revezamento 4x100, pula saco e carrinho de mão) e jogos de mesa (Uno, truco, canastra e xadrez). A 1ª etapa dos jogos ocorreu em 17 de setembro, na Comunidade Evangélica Luterana de Linha Bernardino, em Vale do Sol.
A coordenação da JE Sinodal organiza estes jogos com o objetivo de proporcionar uma atividade saudável para as pessoas jovens, assim como a integração entre os grupos de jovens e as comunidades que fazem parte das paróquias do Sínodo. A ênfase está na integração e não na competição, tanto que há grupos que se mesclam para formar uma equipe, indiferente de idade ou de localidade. Além disso, todas as pessoas são premiadas com medalhas de participação. Neste formato, não há juízes ou juízas contratadas, mas pessoas voluntárias assumem esta tarefa, prevalecendo o respeito entre todos e todas.
Nos Jogos de Integração há momentos de reflexão, em especial na abertura e no encerramento. Na meditação de abertura da 2ª etapa, a Pastora Nidrian, de Arroio do Tigre, assim refletiu: “Nos jogos, sabemos que cada time, cada JE, cada atleta vai dar o seu melhor e o objetivo é vencer, ganhar a medalha de primeiro lugar. Mas, antes de tudo, é importante lembrar que, apesar do resultado dos jogos em quadra, podemos dizer como está escrito em Rm 8.37: ‘em Cristo somos mais que vencedores’... A fé em Cristo nos mostra a importância de tantas outras vitórias: da paz na superação da violência; da aceitação na superação dos preconceitos; do amor na superação do ódio; da comunhão na superação da exclusão; da igualdade na superação da desigualdade; da diaconia na superação do comodismo; da misericórdia na superação das injustiças… A vitória de Cristo é conquistada na cruz através do amor maior de Deus. Participamos dessa vitória pela fé e na comunhão com Cristo, na Palavra, no Batismo, na Santa Ceia, na oração, na diaconia…”.
Gratidão a Deus pela vitória a nós agraciada, pela integração entre as pessoas jovens através destes eventos; gratidão pelas comunidades que nos acolhem e se mobilizam; a todas as pessoas que participaram e à coordenação pela organização e dedicação. Tudo feito com gratidão, fé e amor, porque Ele nos amou primeiro!

Coordenação JE Sinodal
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br