Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

1ª Semana de Advento

Caderno de Estudos para Mulheres/OASE

10/01/2014

ENCONTRO nº __ Dia: __/__/____
Departamento de Mulheres/OASE do Sínodo da Amazônia
Pª Aline Danielle Stüewer
Paróquia de Caçador – SC

1ª Semana de Advento
Preparação do ambiente: Preparar o ambiente com uma coroa de Advento, quatro velas e colocar algum paramento ou tecido da cor roxa. O mais importante é que seja um espaço acolhedor e que todas as pessoas se sintam bem.
Dirigente: É Advento!! Advento é tempo de espera, de ansiedade, de expectativas, enfim é tempo de abertura para acolher quem está chegando. É Advento! Pessoas, lares, comunidades são envolvidas com a boa nova do nascimento do menino Jesus. Menino que deixa de ser criança para tornar-se nosso Salvador. Apesar de todas e muitas preocupações, somos desafiados a não só anunciar, mas vivenciar esta boa nova.
Nós estamos reunidos em nome e na presença de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Hino 235 SEU NOME É MARAVILHOSO
1. Seu nome é Maravilhoso, / seu nome é Maravilhoso,
seu nome é Maravilhoso, / Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

2. Seu nome é Conselheiro, / seu nome é Conselheiro,
seu nome é Conselheiro, / Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

3. Seu nome é Deus Forte, / seu nome é Deus Forte,
seu nome é Deus forte, / Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

4. Seu nome é Maravilhoso, / seu nome é Conselheiro,
seu nome é Deus Forte, / Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

(Separar o grupo em dois para fazer a leitura)
Dirigente: Advento é espera. Quem esperamos?
Grupo 1: Nós aguardamos e esperamos por Aquele que ouviu nosso clamor e experimentou o sofrimento desse mundo.
Grupo 2: Nós esperamos a nova luz que irá brilhar. Nós aguardamos a vinda prometida de Emanuel, Deus conosco, Deus para nós, Deus em nós.
Dirigente: Advento tempo de preparação. O que preparamos?
Todos: Nós preparamos nossos corações para aquele que quebrou as barreiras que nos separavam de Deus e de toda a sua criação.

Hino HPD II: 308 Advento é tempo de preparação (estrofe 1)
1. Advento é tempo de preparação, de abrir caminhos para o Deus criança. É estar disposto a ajudar um irmão e a uma irmã encher de esperança. Advento é tempo de avaliação, de unir caminhos e a acertar estradas. É tempo certo p'ra pedir perdão e perdoar, seguindo de mãos dadas.
Dirigente: Advento, tempo de esperança. Qual a nossa esperança?
Grupo 1: Nós aguardamos que nosso Remidor traga o amor de Deus ao nosso mundo quebrado.
Grupo 2: Nós aguardamos o Salvador, que veio e esteve em nosso meio.
Todos: Venha, Deus de Amor!
Venha, Deus de Paz!
Venha ao nosso meio Espírito de Alegria!
Enche-nos com sua presença!
Amém!

Hino HPD II: 308 Advento é tempo de preparação (estrofe 2)
2. Advento é tempo de transformação, mudar caminhos para um mundo novo. É ver que o amor de Deus é doação, e a novidade é para todo o povo. Advento é tempo de decoração, florir caminhos, aplainar colinas. Encher de amor e luz o coração para espalhar nas noites natalinas.

(Dirigente faz a leitura do Evangelho de Mateus 24.36-44)
Leitor 1: Quando vamos receber uma visita, preparamos a casa para receber bem a quem vem nos visitar. Deixamos a casa em ordem e preparamos algo especial para oferecer aos visitantes. Entretanto, quando a visita chega de repente, sem avisar, corremos o risco de não termos a casa organizada e também de não ter nada de bom para oferecer. Assim como uma visita que chega de surpresa, sem avisar, da mesma forma será a vinda de Cristo.
Leitor 2: Por isso, o texto bíblico de Mateus nos adverte: “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” Jesus quer entrar em nossas casas todos os dias. Vamos aproveitar este tempo de advento para nos prepararmos para a chegada de Jesus. Advento é tempo de rever a nossa vida. A maneira como temos vivido e avaliar se estaríamos hoje preparados para encontrar Jesus Cristo.
Leitor 3: A palavra advento significa chegada! Preparação para a chegada de alguém muito especial. É tempo para nos prepararmos para a vinda de Jesus. Você está preparado para receber Jesus em sua casa, em sua vida?
Leitor 4: O texto bíblico exorta: Vigiem, fiquem atentos! Estejam preparados para receber Jesus. Algumas pessoas se preocupam excessivamente em preparar a sua casa com decorações para o tempo de Natal. Percebe-se que, cada vez mais cedo, as pessoas enfeitam suas casas com decoração natalina. Quem sabe porque estamos, inconscientemente, tentando garantir que o tempo especial de advento aconteça através das decorações.
Leitor 5: Decorar a casa com enfeites de natal não garante que a pessoa ou a família esteja vivendo realmente o tempo de advento. Não garante que a família esteja se preparando e esteja vigilante para a vinda de Jesus.
Leitor 6: Vivendo o advento desta forma, corremos o risco de esquecer o visitante do lado de fora. Em muitas casas, Jesus está batendo e quer entrar, mas as pessoas estão tão ocupadas com os afazeres de final de ano que esquecem de convidá-lo para entrar. O que garante que estou realmente vigilante e atento para receber Jesus é a maneira como estou vivendo a minha vida. Se busco corrigir os erros, rever os rumos que estou trilhando na vida.
Dirigente: Advento é o momento de perguntar e ver se Cristo ainda tem um espaço na nossa vida; se a sua chegada vai ser motivo de alegria ou transtorno.

ILUSTRAÇÃO
Dirigente: No norte da Itália, perto da Suíça, fica uma região muito bonita chamada Lugano. Lá há lagos apreciados pelos turistas e veranistas de diversos lugares da Europa. Os proprietários de muitas mansões dali somente aparecem nas férias ou em algum feriado. Uma dessas mansões vinha sendo cuidada por um fiel jardineiro. Um turista, passando ali, perguntou-lhe: “O seu patrão vem muito pra cá?”. O jardineiro retrucou: “Agora já faz mais de um ano que não veio mais”. Admirado, o turista observou: “Mas pelo seu capricho, ele poderia vir amanhã sem problemas, não é verdade?”. No entanto, o jardineiro o corrigiu: “Amanhã não, ele pode vir hoje, agora. Aguardo-o todos os dias”.
PARA REFLETIR:
O que a ilustração tem a ver com o texto bíblico estudado?
Como sou convidado a esperar Jesus?
O que posso fazer para estar vigilante e alerta, à espera de Jesus?
Como gostaria de receber Jesus em minha casa?
O que gostaria que Jesus encontrasse na minha vida?

Hino: HPD II - 309 - ENTÃO SE VERÁ
/:Então se vera o Filho do Homem vindo sobre as nuvens com poder e glória.:/
/:Porque assim como o relâmpago que sai do oriente e se mostra no ocidente,
assim há de ser a vinda do Filho do Homem.:/

Oração final: Senhor, tu dizes-nos que chegas sempre de surpresa e que devemos estar preparados. Queres encontrar-nos bem despertos e disponíveis, bem alertas para não perdermos nenhum encontro contigo. Concede-nos estar vigilantes para te ouvir bem, quando bates à porta do nosso coração. Que estejamos sempre bem atentos para te servir através de nossas atitudes.
Pai Nosso
Bênção
Envio
 


Voltar para Índice do Caderno de Estudos


Autor(a): Pª Aline Danielle Stüewer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo
ID: 26512

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.
Colossenses 3.13
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br