Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

Celebração de Páscoa

Caderno de Estudos para Mulheres/OASE

10/01/2014

ENCONTRO nº __ Dia: __/__/____
Departamento de Mulheres/OASE do Sínodo da Amazônia
Erli Binow Butzke
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Espigão do Oeste – RO

O Senhor Ressuscitou

Comentador: Desejamos que essa celebração seja um momento de encontro e de muita alegra. A época da paixão e da Páscoa lembra a morte e ressurreição de Jesus, e por isso celebramos a memória da Páscoa em nome de Deus que criou a vida. Em nome de Jesus que venceu a morte E em nome do Espírito Santo que nos dá certeza de que Jesus Cristo, vive no meio de nós.
Por isso estamos reunidos na alegria e na amizade, para celebrar um fato muito importante: a ressureição. Jesus Cristo ressuscitou! E por que acreditamos nele, acreditamos também numa vida nova, numa vida ressuscitada, num futuro que vai chegar.
Voz 1: Quem nos dá essa esperança de um futuro melhor?
Todos: Quem nos dá essa esperança de um futuro mais feliz é Jesus Cristo.
Voz 2: Ele viveu essa experiência que nós vivemos.
Todos: O verbo se fez carne e habitou entre nós.
Voz 1: Nasceu como homem.
Voz 2: Cresceu como um de nós.
Voz 3: Trabalhou, ajudou, sorriu, fez amigos...
Todos: Ensinou a verdade e o amor.
Narrador: Mas é sempre assim. O amor, quando é grande demais, costuma não ser compreendido. E Jesus foi contestado.
Voz 1: Ele foi perseguido.
Voz 2: Ele foi maltratado.
Voz 3: Ele foi moto na cruz.
Narrador: Vamos fazer um instante de silencio, lembrando a morte de Jesus. (pausa) Sabemos que Cristo ressuscitou!
Todos: Sabemos que nós ressuscitamos com ele, nós caminharemos com ele no amor, para uma vida nova.
Voz 1: Jesus foi o primeiro, ele nos deu o exemplo e a certeza da ressureição.
Voz 2: A ressurreição de jesus é uma luz a iluminar o nosso futuro.
Narrador: Todos os anos a igreja no s lembra esta verdade, numa cerimonia muito bonita, a do Círio Pascal.
Voz 3: A igreja está em trevas. As luzes se apagam.
Voz 1: É o mundo em busca da verdade.
Todos: Quem virá nos iluminar?
Voz 2: Eu sou o caminho a verdade e a vida!
Todos: Jesus, nós cremos em você.
Voz 3: Nós acreditamos na sua vida!
Todos: Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei!
Comentador: Vamos acender este Círio Pascal. Ele representa Jesus, a luz do mundo. Expressamos a nossa alegria (levantar o círio pascal) A luz de Cristo!
Todos: Aleluia!
Comentador: Nós queremos ser iluminados pela luz de cristo em nossa vida.
Todos: Aleluia!
Comentador: Páscoa é a festa da luz: é o momento de lembrarmos o nosso compromisso de fé em Jesus Cristo.
Voz 3: Jesus amou e serviu às pessoas.
Todos: Queremos demonstrar também o nosso amor prestando serviços aos que precisam de nós.
Voz 1: Senhor Jesus, nós queremos caminhar juntos como irmãos e irmãs!
Voz 2: Senhor Jesus, queremos caminhar juntos com você do nosso lado!
Todos: Fique conosco, Senhor, porque o dia já vai acabar...

Comentador: Como todos estão vendo há muitas coisas sobre a mesa, todos com o seu significado para esta época. São símbolos de toda a caminhada de Cristo desde o domingo de Ramos até o domingo de Páscoa. Por isso, queremos ouvir cada significado:
Ramos: como já ouvimos e vimos, o momento da celebração do domingo de ramos hoje, Jesus ia para Jerusalém comemorar a festa da Páscoa. O povo quer saudá-lo como aquele que “vem em nome do Senhor”, mas como não tinham tapete vermelho para estender colocaram ramos verdes, espalharam pelo caminho, porque era uma esperança que o povo tinha por este rei que vinha. Pois quem não via sentido para a sua vida encontrou em Jesus Cristo um novo rumo e passou a caminhar seguro.
Quinta-feira santa: temos a água que lava e purifica todo o ser. Queremos sempre lembrar que, na poeira das estradas desta vida vem Jesus nossos pés lavar. Temos também o pão e vinho repartido por ti e por mim. Assim, lembramos da uva e do trigo. (uva e trigo)
Uva e trigo: da uva se faz o vinho. Vinho que Jesus transformou em seu sangue, na Santa Ceia. Trigo: do trigo se faz o pão. O pão que Jesus transformou em corpo, alimentando as nossas almas e fortalecendo-as de paz, amor e esperança.
Cordeiro: porque o cordeiro é símbolo da Páscoa? Na páscoa da antiga lei, era sacrificado um cordeirinho. No Novo Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado o Cordeiro pascal.
Coroa de Espinhos: E a coroa de espinhos? Foi uma forma de maltratar, judiar, machucar muito mais Jesus:
O cordeiro de Deus.
Cruz: Porque a cruz?
Ela é feita de uma árvore. Para nós sabermos se a árvore tem vida, basta olharmos para cima. Se as folhas estão verdes, então a árvore tem vida. Com Cristo não é diferente, é só olharmos para cima na cruz e ver que ele não está mais ali, ele ressuscitou, ou seja, Ele está vivo. Através da cruz feita de uma árvore, podemos dizer: Cristo fez-se a árvore da vida! Assim, a cruz de Jesus Cristo não é para nós uma memória e um fato passado. A cruz, por Cristo feito de árvore da vida, é fonte de onde buscamos vida e a multiplicamos constantemente.
Pedras: a pedra era grande e pesada. Ela indicava que tudo aquilo que Jesus fez e anunciou chegou ao fim. Tudo estava acabado atrás da grande pedra. Existem pedras que atrapalham a nossa vida impedindo a nossa caminhada. Lembramos das mulheres que foram ao túmulo com o coração triste, querem ver Jesus e se despedir dele, mas enquanto caminhavam, passavam! E a pedra? Ela é grande e pesada! Quem irá removê-la? Chegando lá tiveram uma grande surpresa! A pedra estava removida, o túmulo estava aberto. Elas levavam consigo perfume, creme e óleo para perfumar e embalsamar o corpo de Jesus. Mas isso, não era mais possível, nem necessário. Pois havia ali no túmulo um anjo e lhes deu a boa notícia, e junto do anjo uma forte luz saía de dentro do túmulo. E por isso a vela tem o seu significado.
Vela/círio pascal: a vela acesa representa “cristo, a luz do mundo que veio para iluminar. E como a vela acesa lá alto a brilhar. A luz destruiu a pedra do túmulo e a escuridão da morte. Também o medo e a dúvida que estavam no coração das pessoas foram vencidas.
Sinos: e os sinos? Cantam a alegria da ressurreição expressa nos cânticos de aleluia, anunciando novos tempos.
Girassol: porque o girassol? O girassol tem um simbolismo especial, pois está sempre voltado para o sol, astro-rei, assim como nossas almas, que devem estar viradas para o divino-sol, ou seja, Cristo ressuscitado.
Peixe: e o peixe? O que ele faz no meio dos símbolos da Páscoa? O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Cristo é o grande peixe e nós os peixinhos. Isto significa que devemos estar sempre ao lado de Cristo. E os primeiros cristãos usavam o peixe como forma de se identificar como cristãos sem que as autoridades soubessem.
O ovo e o coelho: o ovo e coelho o que significam?
O ovo símbolo de vida que surge repentinamente: simboliza a ressurreição. Uma vida nova se inicia. O coelho é símbolo da rápida e múltipla fecundidade da própria instituição que está espalhada pelo mundo inteiro. Os filhos de Deus são frutos da graça da ressurreição de Cristo.
Assim, queremos ouvir a história: o que tem dentro do ovo de Páscoa? O ovo da vida ou a vida do ovo?
O Ovo da Vida e a Vida do Ovo
Apresentador: A história que vamos apresentar fala das dúvidas e descobertas de uma menina que procurava descobrir o verdadeiro sentido dos famosos ovos de Páscoa. Prestem bem atenção e tenham a certeza que depois descobrirem o real significado dos ovos, a Páscoa ganhará um sabor bem mais especial.
Menina: Tem muita vida que nasce de um ovo, não tem? Tem ovo com vida de passarinho dentro. Ovo com vida de lagartixa, ovo com vida de pintinho, ovo com vida de cobra... Tem ovos de todos os tamanhos e vida de todos os jeitos. Mas o que será que nasce um de um ovo de Páscoa? Isso eu não sei. Como vou descobrir? Ah! Já sei, vou perguntar à dona galinha, ela por certo há de saber!.......
_ Oh dona Galinha, a senhora que é especialista em ovos, me diga uma coisa: o que nasce de um ovo de Páscoa?
Apresentadora: Dona galinha muito despeitada com a concorrência cacarejou:
Dona Galinha: Não nasce nada minha filha! É ovo inútil, ovo falso, fal-si-fi-ca-do, entendeu? Maluquices desses coelhos de hoje em dia. Eu nunca ouvi dizer que coelha soubesse pôr ovos... chocar então...
Aparece o galo e diz:
Galo: Há algum problema querida? Esta menina está te perturbando? Não esqueça do teu repouso não pode ficar estressada, pois tens muitos ovos para chocar. Vamos minha velha, vamos voltar para o nosso ninho.
Menina: É pelo visto vou ter procurar respostas em outro lugar.
Apresentadora: o gato apareceu e a menina rapidinho saiu do terreiro. Foi andando por aí que encontrou a dona Coruja numa árvore. Rapidinho a menina perguntou:
Menina: _ Dona Coruja me responda, por favor, o que é que nasce de um ovo de Páscoa? A senhora sabe?
Coruja: Mas é claro que eu sei, ora! Nascem corujinhas. As corujinhas como todo mundo sabe são os animais mais bonitos do mundo, os mais inteligentes, mais espertos, os mais lindinhos, os mais...
Apresentadora: A dona Coruja arregalou bem os olhos e deu uma risadinha superior:
Coruja: ë claro que nascem corujinhas, que como todo mundo sabe, são os animais mais lindos do mundo e mais bem educados. Meu filhinhos recebem muitos elogios...
Menina: Ih! Esta daí só sabe se elogiar! Não vou ficar aqui perdendo tempo, vou saindo de mansinho e seguir o meu caminho...
Apresentadora: Coitada da menina! Será que ela vai conseguir descobrir o mistério do ovo de Páscoa?
Menina: Será que eu não vou conseguir descobrir este mistério? A Páscoa está chegando e eu ainda não sei o que nasce de um ovo de Páscoa. Será que não nasce nada? Ai... Ai... Acho que vou desistir e voltar pra casa.
_ Ui, dona Cobra, que susto que a senhora me deu. A senhora sabe o que nasce de um ovo de Páscoa? Se souber, me responda, por favor!
Cobra: Nasssssssscem cobrinhasssssssss, cobrinhassssssssssss, cobrinhassssssss...
Menina: Acho melhor eu ir para casa mesmo. Já estou cansada de tanto procurar. Vou descansar e amanhã continuarei a procurar a respostas. Enquanto isso vou dormir chocando esses pensamentos essas indagações...
NO OUTRO DIA ...
Menina: Gente vocês sabem nesta noite nasceu na minha cabeça uma idéia. Não sei como eu ainda não havia pensado nisso antes. Ora, vou procurar a dona coelha e com ela esclarecer todas as minhas dúvidas. É claro que ela me dará todas as respostas que eu procuro.
Apresentadora: E assim a menina foi em busca da casa da dona Coelha. Ela procurou, procurou e procurou até que encontrou uma casinha linda que parecia um formigueiro cheio de coelhos. Todos os coelhos estavam fazendo ovos de Páscoa. Dona Coelha mexia o tempo todo um tacho no fogão a lenha cantando com a imensa família: “Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim...”
Coelhinhos dizendo uns para os outros: “Uns ovinhos, vou fazer, são de chocolate, pra você!”
Menina: Desculpe dona Coelha, eu andei por ai perguntando o que nasce de um ovo de Páscoa e ninguém soube me responder direito até agora. Dona Galinha disse que não nascia nada. Dona Coruja disse que nasciam corujinhas. Dona Cobra, cobrinhas. Eu nunca ouvi dizer uma coisa dessas, parece até brincadeira!
Apresentadora: Dona Coelha sorriu com sábios sorrisos...
Coelha: Cada pessoa põe no seu ovo de Páscoa um pouquinho de sua vida. Ovo de coruja, vira coruja. Ovo de cobra, vira cobra. É preciso ter muito cuidado na hora de fazer ovos de Páscoa.
Menina: Ai dona Coelha, eu continuo sem entender nada.
Coelha: O que a pessoa coloca dentro do seu ovo de Páscoa nasce. Nasce amizade, nasce carinho, felicidade, alegria, amor...
Menina: Agora entendi, temos que procurar em nosso coração as coisas para rechear os ovos de Páscoa!
Coelha: Exatamente. Leve estes ovos e deixa-os bem recheados de boas intenções. Agora vai nos dar licença que temos umas encomendas para entregar. Boa Páscoa! E não esquece: Páscoa é vida, é alegria, é feita com muito amor! Ah1 Leve alguns ovos daqui!
Apresentadora: Dona Coelha começou a cantar com a sua família e a menina sai de lá carregada de ovos de Páscoa. Quando ela chegou em casa pegou os seus cartões de Páscoa para mandar junto com os ovos.
Menina: agora vou escrever nos meus cartões tudo o que está nascendo no meu coração para cada uma das pessoas...
Apresentadora: Nasceu no coração da menina: carinho, alegria, amizade verdadeira, amor... e quando a menina começou a pendurar os cartões nos ovos de Páscoa, parecia que cada ovo brilhava cheio de vida, diferente, mas era vida. Essa magia da transformação, desejamos que o Espírito da ressurreição traga 6animo, alegria, esperança nesta Páscoa. Que ao preparar os ovos de Páscoa não deixemos fora o doce da vitória da vida sobre a morte e que coloquemos ali junto aos amendoins, nossos sonhos de um mundo mais fraterno e humano. E acima de tudo muito carinho, amor, felicidade. Por isso desejamos:
Todos: Feliz Páscoa!

Apresentação das crianças. (se houver)
Chegamos ao final de nossa celebração. Por isso, expressemos a alegria de nos amarmos como irmãos e irmãs em Cristo, orando em conjunto de mãos dadas a oração dos filhos de Deus: Pai nosso...
Queremos desejar votos de grande esperança no futuro, votos de muitas alegrias em Cristo Ressuscitado. Que ao sairmos daqui possamos levar o espírito da ressurreição, acompanhados com ânimo, alegria, esperança, força nesta Páscoa e em todos os dias de nossa vida. Amém.
 


Voltar para Índice do Caderno de Estudos


Autor(a): Erli Binow Butzke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Título da publicação: Caderno de Estudos para Mulheres/OASE - 2014-2015 / Ano: 2014
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo
ID: 26517

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor.
Salmo 27.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O santo povo cristão é reconhecido exteriormente por meio da salvação da santa cruz.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br