Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

O Ser Humano

Caderno de Estudos para Mulheres/OASE

04/03/2014

ENCONTRO nº __ Dia: __/__/____
Departamento de Mulheres/OASE do Sínodo da Amazônia
Ministro P. Timóteo Seixas dos Santos
Paróquia dos Migrantes – Cacoal – RO

Saudação: “O ser humano não só morre quando deixa de viver, mas também quando deixa de amar”! Charles Chaplin.
“Se eu não tiver amor, nada serei” Conforme 1 Coríntios 13
Com estas bonitas palavras, que falam sobre o amor, a importância do amor em nossa vida, saúdo a cada uma aqui presente. Sejam todas bem vindas a este encontro. Nos reunimos em nome do Deus triuno: Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!
HINO: 132 ENE – A melhor oração é o amor
Oração: Bondoso e amado Deus, te agradecemos por mais este dia que nos concede, te agradecemos pela nossa vida, te agradecemos pela oportunidade de estarmos reunidas em torno de Tua Palavra. Dá-nos um encontro alegre e abençoado, de reflexão, comunhão, aprendizado e crescimento. Por Cristo Jesus, Teu Filho. Amém!

Hino: 229 ENE – Reunidos aqui
Leitura Bíblica: Salmo 51
HINO: 195 ENE – A Tua Palavra


Dinâmica: Vamos precisar de uma folha branca com um ponto escuro ou mancha, no centro.
Desenvolvimento da dinâmica: mostrar ao grupo a folha com o ponto ou mancha no centro. Depois de um minuto de observação silenciosa, pedir que se expressem descrevendo o que viram. Provavelmente a maioria se deterá no ponto escuro. Pedir, então, que tirem conclusões práticas.
Para refletir: Muitas vezes nos apegamos nos aspectos negativos dos acontecimentos, das pessoas, esquecendo-nos do seu lado positivo que, quase sempre, é maior.

Mensagem: Ler 1 Coríntios 13. 1 – 4, Salmo 73
Nós sabemos que os tempos que vivemos são inconstantes, mas nós próprios, seres humanos, o somos. O poeta ingles John Donne em uma de suas poesias, diz: Aqui (neste mundo e neste tempo) tenho algumas faculdades aguçadas e outras deixadas nas trevas, minha compreensão às vezes é clareada, ao mesmo tempo em que minha vontade é pervertida. Ali serei apenas luz, lá trevas.
Olhemos para o exemplo de Asafe. No meio de uma crise de fé, Asafe confessa que o relacionamento com Deus está por um fio: Quase tropecei e caí e por pouco não abandonei o caminho certo (Salmo 73. 2). Foi um momento de profundos questionamentos. Dúvidas tomam conta de Asafe. São muitas as perguntas que ele dirige a Deus. Mas em outro momento ele louva a Deus. No início do Salmo 73 ele questiona a Deus, briga com Deus, no final do salmo a situação já é diferente, aqui ele louva a Deus: Tu me seguras pela mão, tu me guias e no fim me receberás com honra. Deus é a minha força e tudo o que preciso, como é bom estar perto de Deus, faço do Senhor Deus o meu refúgio e anuncio tudo o que ele tem feito. (Cf Sl 73).
Compartilho um poema que diz:

 

Somos todos iguais! Em nossas complicações e limitações!
Quem não é complicado?
Quem não é preconceituoso?
Quem não é vulnerável?
Quem não está sujeito a danos emocionais?
Quem não carrega trauma de infância?
Quem não tem alguma idéia fixa?
Quem não sofre algum complexo de inferioridade ou superioridade?
Quem não tem ondas de tristeza?
Quem não é ansioso?
Quem não adoece?
Quem não precisa de algum tratamento?
Quem não tem medo?
Quem não teme a morte de entes queridos e a própria morte?
Quem não é mortal?
Quem não é pecador?
Quem não carrega dentro de si a pecaminosidade latente?
Quem não é tentado a praticar o mal?
Quem não precisa se arrepender de alguma coisa?
Quem não depende do perdão do seu semelhante e de Deus?
Quem não é frágil?

A rigor, não sou melhor do que meu/minha irmão/ã, nem pior, pois ambos somos humanos. Nelson Rodrigues, dramaturgo brasileiro, dizia: Se todo mundo conhecesse a vida íntima de todo mundo, ninguém cumprimentaria ninguém. O médico Frances Maurice Fleury afirma: Depois de percorrer todos os caminhos da alma humana, cheguei a uma conclusão: tenhamos piedade uns dos outros. Mateus 7. 3 - 5 já nos diz para não ficar apontando o cisco no olho do nosso irmão quando temos uma trave no nosso.
Sobre este assunto também nos diz Marta Medeiros em um de seus escritos:
“Dentro de mim há pensamentos demais, o que torna tudo meio apertado, mas tenho tentado dar uma arrumada nessas idéias para que cada uma fique na sua gaveta. Há também sentimentos demais, mas de forma alguma vou expulsá-los, deixo que circulem à vontade pelo meu corpo. Dentro de mim faz verão e inverno. Toca música aqui dentro quase o tempo todo, e há uma satisfação secreta que precisa se manter secreta para não passar por boba. Há crianças e adultos dentro de mim. Aqui dentro existe uma praia e uma montanha coladas uma na outra. Dentro de mim estão muitas lágrimas que não foram choradas pra fora e muitos sorrisos que, de tão íntimos, também guardei. Dentro de mim, às vezes, são produzidas algumas cenas sofisticadas e roteiros de filme B”.
Assim somos nós. Basta refletirmos um pouco para chegarmos a conclusão de que o ser humano é mesmo complicado. Ele, muitas vezes, não sabe o que quer, se contradiz no que fala e no que faz; cria e se torna escravo do que inventa; compra hoje e joga fora o que comprou ontem; é religioso, mas nem sempre crê em Deus e quando crê, vive como se Deus não existisse; teme a morte, mas faz coisas que lhe aproximam dela.
O que nós precisamos fazer? Reconhecer que somos todos seres humanos, falhos, pecadores, frágeis, falíveis. Certa vez, Paulo e Barnabé, quando a multidão queria os tratar como deuses, reagiram dizendo: Nós também somos humanos como vocês (Conforme. Atos 14. 15). Quem se esquece de que é humano precisa lembrar do que o próprio Deus diz: Cheio de orgulho você diz que é um deus ..., mas você é um homem e não um deus (Conforme. Ezequiel 28. 2).
Neste sentido é de grande importância lembrarmos do sentido da palavra misericórdia e tudo o que ela significa para nós. Esta palavra aparece cerca de 150 vezes na Bíblia, quase a metade delas, no livro de Salmos. Tem misericórdia de mim é o primeiro versículo de muitos salmos, por exemplo: Salmo 4. 1, Salmo 51. 1, Salmo 56. 1, Salmo 57. 1). Também a expressão: A Sua misericórdia dura para sempre aparece inúmeras vezes na Bíblia, lembrando do amor e da fidelidade de Deus para com o seu povo.
Aquele que comete pecado contra Deus não merece misericórdia (Conforme. Genesis 32. 10), ou seja, Deus não tem obrigação de perdoar e derramar novas bênçãos sobre o pecador. Mas Ele intervém em nosso favor justamente porque a sua misericórdia dura para sempre, ou, em outras palavras, porque eterno é o seu amor.
A necessidade que todos temos de misericórdia é uma declaração de que todos somos pecadores. Todos poderíamos fazer o bonito exercício de nos voltarmos para Deus em oração com a súplica dos dois cegos de Jericó: senhor, filho de Davi, tem misericórdia de nós (Conforme. Mateus 20. 30).Que Deus nos ajude! Amém!

Hino: 222 ENE – Amai-vos uns aos outros
Avisos:
Oração Final: Cada uma que se sentir a vontade pode falar um pedido ou agradecimento, finalizando com a oração do Pai Nosso.
Hino de Benção: 224 ENE – Abençoa Senhor a nossa vida
Envio: Vamos todas na paz do Senhor, amando uns aos outros como Cristo nos ensinou! Amém!
 


Voltar para Índice do Caderno de Estudos


Autor(a): P. Timóteo Seixas dos Santos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Título da publicação: Caderno de Estudos para Mulheres/OASE 2014-2015 / Ano: 2014
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo
ID: 27058

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: trabalha, deixa de preocupar-te, eu te vou dar tudo. Depois de Ele o ter dado, aí, sim, deves empenhar o teu cuidado, distribuindo de forma justa o que recebeste, assim que não o guardes para ti, mas que dele possam usufruir a tua família e outros mais.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br