Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

1° Domingo na Quaresma - Romanos 10.8b-13

Caderno de Celebrações 2022 - Sínodo da Amazônia

06/03/2022

15/03/2022 – 1° Domingo na Quaresma
Pregação: Romanos 10.8b-13; Leituras Bíblicas: Salmo 91.1-2, 9-16; Lucas 4.1-13; *Deuteronômio 26.1-11.
P. Marcelo Maiberg – Paróquia no Centro de Rondônia.
 


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
    “Jesus respondeu ao tentador: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. (Mateus 4.4).
    Com estas palavras bíblicas quero acolher a todos e todas! Sejam bem vindos e bem vindas ao nosso culto do 1° Domingo na Quaresma. Hoje iniciamos um período muito especial do calendário litúrgico, período de caminhada, de reflexão, de preparação para a Páscoa. Que Deus nos abençoe para que possamos aproveitar esse tempo da Quaresma para refletir, para analisar, e transformar a forma como estamos vivendo à luz da palavra de Deus, e de nosso Senhor Jesus Cristo.

Acolher os/as visitantes

HINO
Nº 14 – Livro de Canto da IECLB – Deus está presente.

INVOCAÇÃO TRINITÁRIA
    Nos reunimos em nome e na presença do Trino Deus. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

HINO
N° 585 – Livro de Canto da IECLB – Foi na cruz.

CONFISSÃO DE PECADOS
    Quaresma é tempo especial de arrependimento e de confissão de pecados! A palavra de Deus nos mostra que precisamos da graça, da misericórdia e do perdão de Deus. Romanos 3.10-12, nos diz: “Não há uma pessoa que faça o que é certo; não há ninguém que tenha juízo; não há ninguém que adore a Deus. Todos se desviaram do caminho certo. Todos se perderam”. Uma palavra dura, mas que mostra a nossa realidade. Com essa palavra vamos confessar os nossos pecados.
    Oremos: Misericordioso Deus, louvamos e engrandecemos o teu nome por teu grande amor e misericórdia sobre nós, revelados em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Obrigado Senhor, pois tu nos mostras o quão falhos e necessitados da tua graça somos nós. Assim pedimos: Tem piedade de nós, Senhor. Perdoa por todas as vezes que envergonhamos o teu nome, que não agimos como teus filhos e filhas, que não agimos de acordo com os ensinamentos que Jesus Cristo nos deixou: de promover a paz; de cuidar da tua criação com responsabilidade; de amar o próximo. Perdoa, porque muitas vezes somos egoístas, omissos diante das injustiças, intolerantes e rápidos para julgar nossos semelhantes. Dá-nos o teu Espírito Santo para que possamos melhorar nossas atitudes e perdoa os nossos pecados. Assim oramos, em nome de Jesus Cristo. Amém,

ANÚNCIO DO PERDÃO
    Romanos 1.16 nos diz: “Eu não me envergonho do Evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que creem em Jesus Cristo”.

    Pela palavra de Deus, por Jesus Cristo, pela graça, pelo poder de Deus anuncio o perdão dos pecados em nome do Trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

KYRIE
    Clamemos a Deus pelas dores e sofrimentos desse mundo. Que sejamos nós, Igreja de Jesus Cristo, instrumento nas mãos de Deus para transformação e labor de justiça nesse mundo.
Cantemos o hino N° 56 – Livro de Canto da IECLB – Pelas dores deste mundo.
ORAÇÃO DO DIA
    Senhor! Tu que vieste a nós em Jesus Cristo, renova a nossa fé em ti para que possamos testemunhar o teu Evangelho, servindo o próximo e carregando os fardos uns dos outros, superando solidão, medo, angústia, Somente assim, podemos experimentar a graça de que tu és Deus conosco em todos os momentos da nossa vida. É o que te pedimos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e único Salvador. Amém.
(Oração do Livro de Culto da IECLB, 1° Domingo da Quaresma, P. 81).

HINO
N° 630 – Livro de Canto da IECLB – Creia sempre, sem cessar.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 91.1-2, 9-16.

2ª Leitura Bíblica: Lucas 4.1-13

HINO
Nº 171 – Livro de Canto da IECLB – Meu irmão, tu precisas.

PREGAÇÃO
Romanos 10.8b-13.
   

    Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, o Pai, e a comunhão do Espírito Santo esteja com todos e todas nós. Amém.
    O tempo na Quaresma nos chama a refletir sobre o que está em nosso coração e sobre a forma como estamos vivendo a nossa vida de fé. Quaresma é tempo oportuno para arrependimento e para mudança de comportamento. Com relação a vida de fé, Paulo, autor da carta aos Romanos nos diz: Perto de nós está a Palavra de Deus. Palavra que é para todas as pessoas! Palavra esta, que está tão próxima de nós. Desta forma nos perguntamos: Será que vivemos a partir da palavra de Deus? De fato, não há como negar, a palavra de Deus está próxima de nós, pois uma grande porcentagem da população tem uma bíblia em suas casas. Ademais, muitas são as igrejas cristãs em nosso país. O Brasil é um país majoritariamente cristão. Entretanto, será que vivemos a partir da palavra de Deus e guardamos os ensinamentos de Deus em nossos corações?
    Uma coisa é certa, além Dela estar perto de nós, Ela precisa estar em nossos corações, com fé, com gratidão!
    Sobre o coração a bíblia nos ensina: o coração representa o centro do ser humano. Representa os sentimentos, as emoções, os pensamentos, a fé. Assim, aquilo que está no coração se torna uma referência de vida. Ninguém expressa aquilo que não está no coração. Jesus mesmo nos diz: “A boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12.34). Quando guardamos coisas boas no coração, assim compartilhamos coisas boas com as pessoas que estão a nossa volta. E Deus nos ensina: o maior tesouro para termos no coração é a palavra de Deus, é Jesus Cristo, é a fé, é o evangelho que nos conduz à salvação.
    Viva com fé, com amor, com gratidão na dependência de Deus! Guarde a Palavra no coração! Anuncie, ensine e testemunhe o amor de Deus no mundo! Com a palavra de Deus no coração temos condições de enfrentar as dificuldades que a vida nos impõem. Jesus Cristo, somente por meio da Palavra e com muita fé, resistiu as tentações no deserto e ao sofrimento da cruz. Todas as suas respostas ao tentador, quando se encontrava no deserto, foram fundamentadas na palavra de Deus, na Escritura Sagrada! Jesus disse ao Diabo; conforme a leitura bíblica de Lucas 4.1-13: “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem” (Deuteronômio 8.3); “Está escrito: Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto” (Deuteronômio 6.13); e “Dito está: Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus” (Deuteronômio 6.16). Jesus tinha a palavra de Deus no coração, e deste modo, seguiu firme o seu propósito, o seu caminho, a sua missão.
    Deste modo, podemos refletir: Estamos vivendo com a palavra de Deus em nossos corações?
    Para guardar a palavra de Deus no coração, precisamos aproveitar todas as oportunidades que Deus nos dá. Enquanto pessoas que creem em Cristo, é necessário viver a partir das escrituras, com humildade, com sinceridade e sempre confessando publicamente a nossa fé! Romanos nos diz: Perto está a palavra de Deus! Além da Escritura Sagrada que temos em nossas casas, temos também testemunhas em nossa volta, em nossas comunidades de fé. Pessoas cristãs que são bons exemplos de pessoas que vivem o seu compromisso com Deus. Olhemos para Jesus Cristo. Olhemos também para as testemunhas que viveram a partir de Jesus Cristo: Paulo, Pedro, Maria... Olhemos para as pessoas de fé próximas de nós, que nos ajudam e querem o nosso bem. Olhemos com vontade para a Escritura Sagrada. E que Deus nos ajude a confessarmos com a nossa boca que Jesus Cristo é nosso salvador, a guardar em nosso coração, com fé e esperança, que Jesus Cristo ressuscitou, que venceu a morte, e a viver como boas testemunhas de Jesus Cristo. Amém

CONFISSÃO DE FÉ
    Em resposta a Palavra de Deus vamos confessar a nossa fé com o Credo Apostólico: Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 614 – Livro de Canto da IECLB – Em nada ponho a minha fé.

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
    Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

    Oremos: Grandioso Deus, a tua palavra renova a nossa fé. Esta fé nos faz crer em Jesus Cristo, nosso salvador. Nos faz crer e entender que teu Espírito Santo é quem transforma nosso coração. Sabemos que a fé, que provem de ti, nos torna mais fortes diante de todos os poderes deste mundo, nos faz ver o mundo de outra maneira, nos leva a um outro agir, prioriza o amor, transforma, liberta e nos leva a salvação. Por isso, te pedimos, fortalece a nossa fé que é tão necessária e importante em nossa vida. Mantêm-nos unidos pela palavra e pela fé. Dá-nos uma fé viva e atuante. Bondoso e misericordioso Deus, também em nossa oração, pedimos o teu cuidado e a tua proteção sobre a vida das pessoas que se encontram em sofrimento e dificuldade: pessoas enfermas, famílias enlutadas, pessoas que se encontram com dificuldades financeiras, em situação de violência. Sejas tu, Senhor, bem presente e dá força e bom ânimo para que todas as pessoas possam seguir em frente, na confiança e certeza de dias melhores. Por Jesus Cristo que nos ensinou a orar: Pai nosso....

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
    Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
    Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. Que o Senhor volte para ti o seu rosto e te de a paz. Assim, vos abençoe o Trino Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

ENVIO
    Vamos na paz do Senhor Jesus Cristo e sirvamos a Ele com alegria. Amém.

HINO
Nº 300 – Livro de Canto da IECLB – Deus vos guarde pelo seu poder.
 


Autor(a): Pastor Marcelo Maiberg
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: 1º Domingo na Quaresma
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 8 / Versículo Final: 13
Título da publicação: Caderno de Celebrações 2022 - Sínodo da Amazônia / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 65773

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br