Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

Sugestões para Encontros de Mulheres e OASE

Caderno de Estudos para Mulheres/OASE - Pª Cirlene Schönwald Dreissig

10/01/2014

Departamento de Mulheres/OASE do Sínodo da Amazônia
Pª Cirlene Schönwald Dreissig
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Espigão do Oeste - RO

SUGESTÕES PARA O ANO
Geralmente os grupos de mulheres/OASE encerram as suas atividades com uma atividade especial, incluindo a tão conhecida brincadeira de Amiga Secreta. Alguns grupos estipulam um valor em reais para que o presente seja acessível a todas e que a brincadeira se torne divertida. Em geral, as pessoas participantes escrevem o seu nome num bilhete. Depois de escrever o nome, o bilhete é dobrado e colocado em um cesto, ou sacola. Misturam-se bem os bilhetes. Em seguida, cada pessoa participante retira um bilhete com o nome de uma pessoa que só pode ser revelada no dia combinado com a entrega de um presente. Caso alguém retira o seu próprio nome, o bilhete deve retornar ao cesto e, se todas concordarem, todas devolvem os seus bilhetes para retirar outra pessoa.


Essa mesma brincadeira possui algumas variações tanto em nome como em formas de presentear. Veja algumas variações:
a) Amiga Criativa: Nessa modalidade é possível que em algum dos encontros do ano desafiar as integrantes do grupo a sua criatividade no artesanato, culinária, cultivo de plantas, por exemplo, para que tenham tempo hábil para concluir o seu presente para a sua amiga. Nesse mesmo dia pode ser feito o sorteio dos nomes das participantes e ser revelado apenas no dia do encerramento. Durante os demais encontros, podem-se motivar as participantes e darem pistas para sua amiga sem que ela saiba quem de fato é a pessoa.


b) Amiga Verde: Desde o início do ano é possível motivar as participantes a cuidar de uma planta que seja especial para ela. No dia do encerramento, a coordenadora do encontro poderá fazer bilhetes de com frases que se complementam. Exemplos de frase:
1) Eu sou um jardim sem rosas.
2) Eu sou as rosas do seu jardim.


c) Amiga da Onça: Cada participante traz um presente, bem embrulhado. Faz-se um circulo. Uma pessoa inicia dizendo: Eu sou uma amiga da onça e gostaria do presente da (nome da pessoa) que parece ser grande. A pessoa indicada deverá entregar o seu presente e pegar o presente daquela pessoa que pediu o seu presente. Logo quem estiver do lado direito da pessoa que iniciou a brincadeira, dá continuidade. Usando a mesma frase e trocando o seu presente. A frase só será dita uma vez por cada pessoa, menos quem iniciou, pois este, no final poderá escolher outro presente.


d) Amiga Natal: Os presentes serão motivos natalinos. Lembro que deverá ser estipulado um valor acessível a todas as participantes.


e) Amiga da Cozinha: O presente estará relacionado com a cozinha. Por exemplo: pano de copa, tapete, puxa saco, talheres, vasilhas entre outros. O grupo deverá entrar em acordo sobre valores.


f) Amiga Doce: É uma forma gostosa de presentear a sua amiga com deliciosos chocolates, doces, bolachas e biscoitos. Deve-se estipular valores.


g) Amiga da Casa: O presente está relacionado com a casa. Pode-se limitar o presente para um único ambiente (sala, quarto, por exemplo), mas somente se o grupo concordar.

h) Amiga Anjo da Guarda (Clique Aqui)


Voltar para Índice do Caderno de Estudos
 


Autor(a): Pª Cirlene Schönwald Dreissig
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Título da publicação: Caderno de Estudos para Mulheres/OASE - 2014-2015 / Ano: 2014
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo
ID: 26507

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A fé é um contínuo e persistente olhar para Cristo.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá. A fé leva a pessoa a Deus e o amor a aproxima das demais. Por meio da fé, ela aceita os benefícios de Deus. Por meio do amor, ela beneficia os seus semelhantes
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br