Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

Encontro Paroquial de Mulheres da Paróquia dos Migrantes acontece com canto,dança litúrgica, Palavra, oração e diversão

Reunidas sob o tema "Olhem para o que realmente importa" e como lema o Salmo 119.37

02/09/2023

IMG-20230902-WA0114
IMG-20230902-WA0026
IMG-20230902-WA0062
IMG-20230901-WA0013
IMG-20230902-WA0109
IMG-20230902-WA0029
IMG-20230902-WA0108
1 | 1
Ampliar

E estrada de acesso ao Espaço ]resenha já dava sinais de um dia de festa: balões e cartazes com um olho sinalizaram o caminho até  olocal. A recepção estava marcada  para a partir das 8hs, mas às 6:50 já tinha homem deixando mukheres no local.

Na recepção cada mulherer inscrita pagava a taxa de inscriçãode R$15,00 e ganhava um cracha com um olho bonito desenhado emcima e seu nome. das 69 inscritas, 65  se fizeram presentes. O café partilhado portodas já estava servido.

8:45 P.Evandro e Alexandra puxaram com carron e violão o canto e louvor. As4 coordenadores paroquiais fizeram a saudação a todas as presentes. Após cantarmos o hino tema e lema composto pelo P.Evandro foi a hora da Palestra, recheada de dinâmica de olhar nos olhos e de dança liturgica, perfume e óleo  essencial, petalas e rosas.

Cada uma das presentes trouxe um brinde que foi sorteado pelo numero impresso no crachá e por alguns momentos divertidos de binguinho como elas carinhamente chamam e gostam de brincar.

O almoço foi carne assada (por 3 homens), arroz colorido, mandioca, salada e sucos naturais. O encerrramento foi marcado com palavras de agradecimennto e despedida do pastor emérito Evandro Meurer  que este por 4 meses atendendo a paróquia que está desde maio sem pastor.

As fotos, o hino lema, os olhares e abraços vão ficar na memória para sempre. E quem quiser olhar e rever com mais calma, segue a baixo a mesnagem que seguiu cada frase do hino tema. 

 Olhem para o que realmente importa
Palestra e Hino sobre tema e lema do Encontro Paroquial de Mulheres Paróquia dos Migrantes – 02.09.23


ATUALMENTE
O que realmente importa para a sociedade no geral hoje? O que importa hoje para as mulheres do mundo e no mundo?
Se a gente observa as telenovelas, os comerciais de televisão em especial, mas também o que aparece na internet como o máximo que as mulheres devem ser, ter ou manter???...
É como aquela expressão em inglês... Sobre o “must” que as mulheres devem buscar, alcançar ou representar????
E é justamente isso que vai acontecendo aqui. Must, como você devem saber, é um verbo modal que denota necessidade, obrigação, e no caso da expressão a must, foi transformado num substantivo com o significado de um dever ou de algo indispensável.
Assim, é comum você ver a expressão a must ser usada em vez de um adjetivo como crucial, indispensável, vital, obrigatório, etc. Além disso, a must frequentemente equivale a um pré-requisito, ou requisito para algo.
E assim nossas jovens mulheres vão crescendo e ouvindo e infelizmente aprendendo o que seria um padrão de vida de mulher: um padrão do que é Must para uma mulher realmente descolada.
Vejam bem.... eu não estou aqui e nem é nossa compreensão cristã luterana dizer ou defender qualquer moralismo, quadradismo ou isolamento da mulher do mundo... ou que a mulher luterana não precisa e nem deve se ornar, se cuidar, se valorizar ou se embelezar... Jamais...
Contudo inicio essa nossa reflexão sobre esse tema escolhido pelas Coordenação de Mulheres de nossa Paróquia para estudarmos hoje perguntando e analisando com vocês sobre que se “vende” e se afirma por aí no mundo a respeito do que realmente deve importar às mulheres da sociedade atual...
Cochicho duas a duas.... três a três sobre isso

BIBLICAMENTE

Gostaria de seguir com vocês olhando juntas sobre o que a Bíblica diz sobre o que realmente deve importar a nós mulheres cristãs. Vou fazer isso seguindo a letra do hino que compus pensando neste nosso encontro: (mostrar a capa da livor LUTERO E A MÚSICA)

1. Somos mulheres que querem ver Jesus
João 12.20 – 26....
Qual era a expectativa destes gregos e destas gregas que vieram para Jerusalém para esta FESTA DE DEDICAÇÃO (João 10.22) ?
Uma festa popular, não instituída por Deus.... mas por um Sumo Sacerdote chamado Judas Macabeus em164 aC. Eram oito dias de festa que marcava a vitória da Revolta dos Macabeus sobre a Assiria .... Era conhecida como a Festa das Luzes... a cidade toda era iluminada e os judeus acendem um candelabro de 9 velas, uma para cada dia....

Qual foi a expectativa que se levantou sobre estas mulheres e homens a respeito de Jesus quando o viram entrar em Jerusalém, sobre um animal de carga e as pessoas jogando palmas e suas vestes por onde ele passava?
A expectativa era que agora teriam AQUELE “MUST” DE PROFETA E REI ....
Mas Jesus diz: opa .....agora é chegada a hora de se revelar qual o motivo e o que realmente importa a respeito de minha passagem por aqui. Ele não fala em GLÓRIA mas em CRUZ... Ler versículos 24-26....

Seguir sua Palavra, tomar a nossa cruz.
Foram as mesmas palavras que Jesus proferiu no chamado dos discípulos em Mateus 4.18-22 e em Mateus 16.24.... “Se alguém quer ser meu discípulo, minha discípula, negue a si mesma, tome a sua cruz e siga-me”
TOMAR A NOSSA CRUZ HOJE INCLUI SE POSICIONAR SOBRE ECOLOGIA, CLIMA E MEIO AMBIENTE (mostrar capa do livro do primo daSuzi – ECOLOGIA EM DIAS TÃO CONFUSOS

Queridas mulheres irmãs em Cristo.
O convite de Deus e nosso convite enquanto Equipe que planejou e organizou este Encontro é de que a gente siga olhando para Jesus e cada vez mais a gente desvie o nosso olhar das coisas inúteis...

Atrás de nós está vindo uma geração que não sabe mais discernir entre o que é útil, inútil, necessário, não necessário, indispensável, dispensável e supérfluo. !

O Salmo 119.37 nos faz orar por este discernimento e saber....

/: “Desvia os meus olhos das coisas inúteis;
Faze-me viver nos caminhos que traçaste.”

Que dupla oração:
Desvia....
Faze-me viver...

É como aquele convite: POR ISSO VEM, ENTRA NA RODA COM A GENTE
Cantar e ao final terminar em duas rodas...

DINÂMICA DE OLHAR NOS OLHOS UMAS DAS OUTRAS: FAZER DOIS CIRCULOS: um por dentro e outro por fora
Deus tem esse convite para nós hoje... SIM
Deus assim convida:
“Olhem para o que
realmente importa”. :/

e AGORA AS ESTROFES 2,3 E 4 TRAGO PARA VOCÊS O QUE DEUS TEM ME REVELADO E INSPIRADO PRA PASSAR PARA VOCÊS A RESPEITO DO QUE REALMENTE IMPORTA PRA NÓS MULHERES CRISTÃS LUTERANAS AQUI DE CACOAL

2. Na força do Espírito, servir em fé e ação.
Em Atos 1.14 está a referência de que a Força do Espírito Santo também desceu sobre as mulheres. Com certeza elas estavam entre as 120 pessoas que compunham a Assembleia que escolheu Matias como substituto de Judas. (Atos 1.15)
(João 12.26) Livro do P. Werner Fuchs = ler SIMPLESMENTE FAZER (PAGINA 91)

Seremos sal da terra,
O lema bíblico da IECLB para 2023/24 Mateus 5.13, nos levar a valorizar nossa história e presença neste país já há 200 anos. E esses 200 anos precisa ser contado na perspectiva das mulheres, sob o perigo de termos na linha do tempo destes 200 anos uma desproporcionalidade de destaque (mostrar caderno de estudos.... linha de tempo azul no centro)
fermento para o pão.
Quantas gramas de farnha precisa para fazer um pão? Quantas gramas de fermento precisa pra fazer este mesmos pão? Mateus 13.33 ... Jesus sabia que as mulheres entende e sabem fazer de pequenas coisas grandes transformações.
Jesus, nesta paróbola fala de uma mulher inteligente,precavida, trabalhardora, dedicada, protetora, sustentadora, alimentadora...
3. Justiça e equidade,
PROVERBIOS 2 fala poeticvamente da excelência da sabedoria. Cada vez mais no mundo as mulheres estão revelando seus SABERES...SUA SABEDORIA PARA GESTAR O MUNDO. Logo chegará pelo correio para as Paróquias uma cartilha da ieclb aprovado no cultimo concçilio em Cacoal sobre JUSTIÇA E EQUIDADE DE GÊNERO. Gênero é uma palavra que vai fazer cada fez mais parte do nosso vocabulário. Precisamos nos desprender de qualquer compreensão ideológica deste termo: equidade e justiça são PREDICADOS DE DEUS para homens e mulheres.
veremos florescer.
Vamos cantar esse Salmo? Hino 117, Salmos 92.12-15 COMO A PALMNEIRA FLORESCERÁ A JUSTA
Perfume e essência, será nosso viver.
Eu tenho aqui comigo novamente dois frascos pequenos, mas muito poderosos no seu conteúdo....Um perfume e uma essência com óleo.
2 Corintios 2.14-16 e Efésios 5.2 foram nossa ins´piração nos grupos de mulheres quando estudamos sobre A ESSENCIA DAMULHERE LUTERANA/CRISTÃ

4. Unidas,
Gostei muita da frase que li num artigo na internet: SEPARARDAS SOMOS PÉTALAS, UNIDAS SOMOS ROSAS”
aguerridas, com força e valor.
Eu briguei muito comigo mesmo como autor e compositor pra decidir se eu usava ou não esta palavra: aGUERRidAs; Vocês podem imaginar por que ..... (só vendo a origem da raiz da palavra) por que eu sou pela paz e não pela guerra....
Mas quando eu vi algumas definições de AGUERRIDA EU PENSEI ... NÃO, É ISSO MESMO QUE ELAS SÃO... VOCÊS SÃO:
VALENTES
DESTEMIDAS
QUE NÃO ESMORECEM PERANTE AS CONTRARIEDADES
(meudicinario.org)
E daí me lembrei de duas passagens bíblicas muito forte, suas personagens bíblicas muito marcantes: a MULHER VIRTUOSA de Provérbios 2.9 e a Ana cf. relato de 1Samuel 2.1
Igreja de Jesus Cristo,
Por fim., chegamos ao tema da ieclb.. Ponto base de nossa reflexão neste ano da graça de Deus. E aqui nossa pastora presidenta Silvia escreve assim no Caderno de Estudos (pagina 4)
luz em resplendor.
Porque existem muitas luzes:
Luz(mulhere) que ofusca outras luzes(mulheres)
Luz (mulher) fraca,
Luz (mulherer) enfraquecida e apagada
Luz (mulher)neon para decoração e festa
Luz(mulher) led (pra enfeitar pinheirinho de natal )
O QUE ESTAMOS FALANDO AQUI ´É DE VOCES SEREM
LUZ (MULHER) QUE RESPLANDECE: LUZIR BRILHAR INTENSAMENTE, SOBRESSSAIR, TORNAR-SE NOTADA(NÃO NECESSIARAMENTE NOTALVE)
RESPLANDER DE BONDADE, VIDA E AÇÃO.
Isso é o é ser LUZ DO MUNDO CONFORME Mateus 5.14 (o segundo versículo lema da ieclb)

Vamos encerrar cantando e dançando o hino 305 – do LC da IECLB
Caminhamos pela luz de Deus
P.Em Evandro Meurer
Cacoal, 02.09.23
 


Autor(a): P. Em Evandro Meurer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 119 / Versículo Inicial: 37
ID: 71195

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br