Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

26ª Assembleia Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho acontece em São José do Hortêncio

Reunindo mais de 150 pessoas, a Assembleia Sinodal, reconhecendo-se como Igreja de Jesus Cristo, tomou as suas decisões comprometida com a Missão de Deus

01/06/2023

1 | 1
Ampliar

A 26ª Assembleia Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho aconteceu na data de 27 de maio de 2023, nas dependências da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de São José do Hortêncio.

O culto de abertura da Assembleia Sinodal foi celebrado pelo Pastor Sinodal Eduardo Paulo Stauder, Pastor vice-sinodal P. Carlos Romeu Dege, pelo Diác. Dionata Rodrigues de Oliveira, pelo pastor Adelar Ragazzon Appelt e pelo Pastor 1º vice-presidente da IECLB, Odair Braun. O culto teve como tema “IECLB. Igreja de Jesus Cristo”, com uma reflexão a partir do versículo lema do ano “Vocês são o Sal da Terra. Vocês são a luz do mundo” (Mateus 5.13-14).

Após o culto, o Pastor Odair Braun ministrou uma palestra sobre o tema “Missão”. Foram destacados três pontos principais: a Capacidade de relacionar-se com pessoas; Gestão e transparência; e Vida celebrativa.

Ele colocou que missão, acolhimento e hospitalidade se entrelaçam e precisam caminhar juntas. O Pastor Odair perguntou ao público presente se estavam dispostos a convidar, acolher. Destacou que é preciso incluir e acolher pessoas, abrir os braços ao próximo e querer o bem e a dignidade de todas as pessoas. Em essência isso levará pessoas a Deus – e isso é missão. O caminho para ser sal da terra e luz do mundo é bonito, desafiador e envolvente.

Em seguida, aconteceu o lançamento da Campanha de Missão Vai e Vem, conduzido pela Pa. Marlei Adam Arcari, coordenadora da Campanha Vai e Vem no Sínodo e também pelo Pastor 1º Vice Presidente Odair Braunr, Coordenador Nacional da Campanha.

Logo após, foi apresentado pelo presidente da Diretoria, Alécio Patzlaff, pelo Pastor Sinodal Eduardo Paulo Stauder e pelo Vice Pastor Sinodal Carlos Romeu Dege, o Dia da Igreja em Carlos Barbosa, que acontecerá em 27 de outubro de 2024.

Importantes informações sobre as instituições diaconais que atuam em âmbito sinodal e nacional foram compartilhadas em plenária. O Pastor Altemir Labes, diretor geral da ABEFI, falou dos 55 anos da instituição e das unidades da instituição presentes na região do Sínodo. Na sequência, o Sr. Fernandes Vieira dos Santos, diretor do Lar Padilha, expressou a sua gratidão pelo apoio recebido das comunidades e grupos comunitários. Os presentes foram convidados a conhecer o Lar Padilha e participar de promoções que serão realizadas no decorrer do ano. A Pa. Cibele Kuss, secretária executiva da Fundação Luterana de Diaconia, apresentou projetos apoiados na área de justiça socioambiental e falou da Rede de Comércio Justo e Solidário, que tinha uma mesa com exposição de produtos durante a assembleia. A parte da manhã encerrou com um canto de mesa dirigido pelo Diácono Dionata.

Também foi um dia de importantes decisões para o Sínodo com eleições. Foi eleito como Suplente no Conselho Fiscal o Sr. Igor Seibert, como Delegada no Concílio da Igreja - 2º Suplente a Sra. Liane Bender e como 2º Suplente no Conselho da Igreja a Pastora Haidi Leschewitz Madeira.

Pode-se destacar também a aprovação de relatórios do Pastor Sinodal, do Assessor de Diaconia, do Presidente do Sínodo, do Representante no Conselho da Igreja e relatório financeiro, sendo todos acolhidos pela plenária.

Também foi aprovado pela Assembleia Sinodal uma moção sobre Política de Prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual, no pedido de que a Igreja trate sobre o assunto de uma forma mais evidente, protegendo as vítimas e estabelecendo as punições necessárias.
O Grupo de Trabalho Resíduo Zero, que recebeu a incumbência da Assembleia Sinodal de 2022 de expor nesta Assembleia propostas de como realizar os eventos sinodais sem a geração de resíduos, adotando práticas de preservação ambiental, realizou sua apresentação. Logo após, a Coordenadora da Juventude Evangélica, Cristina Kuhn Hirt, o Pastor Arnaldo da Rocha Clemente, ministro da Paróquia de Igrejinha, e o Pastor Sinodal Eduardo Paulo Stauder, apresentaram para a Assembleia a proposta da Paróquia de Igrejinha de se apresentar como candidata para sediar o CONGRENAJE em 2025. A Assembleia, de forma unânime, apoiou a candidatura. Após as apresentações do Relatório Financeiro e do Parecer do Conselho Fiscal, foi lida e aprovada a mensagem da 26ª Assembleia Sinodal.
Ao final do encontro, houve um delicioso café preparado pela Sociedade São Jacob, que a exemplo das demais refeições, foi feito com muita dedicação.

Desejamos que este dia seja motivação para a vivência da fé e da espiritualidade em cada uma das comunidades de nosso Sínodo, e que esta perdure até a próxima assembleia sinodal, na Comunidade Evangélica em Serra Grande I, Gramado.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A graça só tem um recipiente - o nosso coração.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br