Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905
sinodongaucho@gmail.com
ID: 11

Aqui estou e não posso ser diferente

23/10/2009

Queridos amigos, queridas amigas!

Certa vez Martin Lutero disse: “aqui estou e não posso ser diferente. Que Deus me ajude”.

Lutero disse estas palavras em abril de 1517, no Congresso Imperial de Worms, diante do imperador e das autoridades do império da época. Eles o chamaram para que se retrata-se, mas como sabemos, ele não o fez.

Hoje em dia, vivemos nos deparando com obstáculos que parecem na maioria das vezes difíceis de remover. Muitas vezes nos sentimos como se o caminho tivesse chegado ao fim. Vivemos cada vez mais num mundo guiado pela incerteza e insegurança. Foi assim desde sempre e continuará sendo assim. Nos momentos decisivos da história sempre houve angústia, perplexidade e apreensão.

Por outro lado, nos sentimos meio vazios, sem ação, mas por outro, queremos agir para ver logo a situação resolvida.

Quando lembramos, neste ano, os 492 anos da Reforma Protestante, relembramos a coragem daquelas pessoas e da sua coragem em romper com o poderes da época.

Por esta razão é que celebramos o Dia da Reforma de uma maneira muito consciente, com um pé na bela história daquela época e com outro pé na realidade em que vivemos hoje, e no nosso compromisso com tudo aquilo que o movimento da Reforma nos proporcionou.

Por isso, celebrar a Reforma é não ficar somente dentro de nossos templos, mas olhar para os fundamentos da fé, buscar viver a vida cristã correta, coerente, construir juntos a vida e a sociedade em que Deus deseja que nos vivamos.

Lutero não podia pedir perdão as autoridades da época, porque a gente não pode fugir daquilo que acreditamos, se acreditamos de coração no que fizemos.

Fica para todos e todas nós o desafio de celebrar a Reforma como um chamado de atenção ou um alerta para que vivamos baseados na fé, na Escritura e na graça de Deus.

Celebramos este Dia da Reforma confrontando a nossa prática, as nossas convicções e certezas com a memória histórica e desafios lançados naquele 31 de outubro de 1517.

Com toda certeza, o passado vai nos ajudar a encontar respostas e pistas que irão nos auxiliar nos desafios do presente.


P. Altemir Labes


Autor(a): Altemir Labes
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8476

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br