Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Meditação da Semana

Força e coragem para o novo ano

29/12/2021

“Sejam fortes e corajosos, não tenham medo, nem fiquem apavorados diante deles, porque o Senhor, seu Deus, é quem vai com vocês; ele não os deixará, nem os abandonará.” Deuteronômio 31.6

Estamos nos aproximando do findar de mais um ano. É um tempo de avaliação, de reflexão, de fazer planos, de iniciar uma nova fase em nossa vida. Muitos programas na TV fazem uma retrospectiva com os piores e melhores momentos do ano. Também nós costumamos fazer uma avaliação daquilo que vivemos.

Essa avaliação requer algumas perguntas que nos ajudam. O que deu certo? Por que não deu certo? Qual a minha contribuição para o fracasso? O que devo fazer de diferente para dar certo? Sobre quais fundamentos eu construí o relacionamento anterior? Com o que eu contribuí para que o objetivo fosse alcançado? O que eu posso fazer de diferente para melhorar o ano que está por vir?

Se as respostas forem sinceras, honestas e verdadeiras, podemos nos preparar para o novo ano que se aproxima, para um relacionamento melhor com Deus e com nosso próximo, com mais chances de colhermos bons frutos.

O motivo que me enche de esperança encontra-se em Deuteronômio 31. 6: “Sejam fortes e corajosos, não tenham medo, nem fiquem apavorados diante deles, porque o Senhor, seu Deus, é quem vai com vocês; ele não os deixará, nem os abandonará.”

A cada novo dia encontramos situações diferentes, grandes ou pequenas, e essas situações nos trazem efeitos de graus variados. Toda e qualquer escolha traz suas consequências. A nossa história de vida é construída de escolhas e de nossas atitudes. Portanto, com base no que você acredita, nos seus valores, faça suas escolhas certas.
Ao encarar os problemas difíceis de resolver, sempre ficamos presos neles e sentimos muita pressão e muita dor. A saída é confiar na promessa de Deus.

Não repita seus erros no próximo ano, pois nada muda sem atitude e sem aprendizagem. Não jogue a culpa das suas falhas no tempo, pois quem teve êxito e fez boas colheitas teve à sua disposição o mesmo tempo que você. A maior sabedoria é olhar para Deus e confiar em Deus em todas as coisas. Isso é algo que a maioria das pessoas não entendeu.

Um novo ano está prestes a chegar e este é o momento de renascer e olhar para o futuro. Que a fé acompanhe cada um de vocês e que este recomeço seja com Deus no coração.

Oração: Ó Deus, mais um ano chega ao fim e eu te agradeço pelas pessoas que encontrei, que partilharam o meu caminho e me chamaram de amigo e amiga. Eu te agradeço, Deus, porque tu a mim as enviaste. Com o novo ano, dá-nos nova força na fé, renova nossa razão e coração e não permite que a clara luz da Tua palavra se apague em nós. Dá que andemos firmes e corajosos no caminho da justiça. Nos desperta para a vida. Faz-nos ver os feridos e os perdidos que nos cercam. Sê Tu a nossa rocha, um amparo seguro. Que a Tua vontade se cumpra do primeiro ao último dia do ano. Por Jesus Cristo. Amém.

Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer
Pastora Sinodal
Sínodo Nordeste Gaúcho – Estância Velha/RS
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor guardará você. Ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.
Salmo 121.5 e 8
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem o meu guia.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br