Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Meditação da semana

O que te sustenta?

23/02/2023

“O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira e ser destruído?” (Lucas 9.25)


O escritor grego Esopo conta a fábula de um galo que ciscava o terreiro em busca de alimento quando encontrou uma pedra preciosa de grande beleza e valor. Diante disso, o animal exclamou: “Que beleza que você é! Se seu dono tivesse encontrado você, com certeza pularia de alegria. Eu, no entanto, prefiro achar um simples grão de milho em vez de todas as jóias do mundo.”

Que galo esperto! De nada lhe servia aquela pedra. Da mesma forma, é sábio quem compreende a lição que Jesus ensina no versículo exposto acima: de que adianta alguém ganhar o mundo inteiro (riquezas e sucesso), mas perder a vida verdadeira (a vida eterna)?

Andamos à procura de alimento e esbarramos em muitos tesouros preciosos, mas muitas vezes dispensáveis e, em casos extremos, até prejudiciais à nossa vida. Muitos caminhos parecem excelentes, mas às vezes são mortais, provocando tristeza e trazendo sofrimento. São caminhos que não sustentam.

Em Mateus 4.4, Jesus lembra: “O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz.” É preciso concentrar nossa busca no que é essencial: o pão que garante nossa sobrevivência eterna, a saber, o alimento espiritual. Jesus explicou que isso significa procurar sempre a sua presença e orientação: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre.” (João 6.51a)
   
Lemos a partir do teólogo C.S. Lewis: “O fato de que o nosso coração não consegue ser preenchido pelas coisas da terra é a prova de que o céu deve ser a nossa casa.” Não se deixe enganar pelos tesouros deste mundo – fama, riqueza, poder, influência... Nada disso alimenta, nada disso nos preenche verdadeiramente. Esse tipo de satisfação e contentamento só existe em Deus. Aproximar-se dEle nos ajuda a reconhecer cada vez melhor o real valor (ou a falta de valor) das coisas materiais. Quando olhamos para Jesus, descobrimos o real brilho que necessitamos para viver.
       
Redescubra o valor da meditação diária, da oração e da comunhão entre irmãos e irmãs em Cristo. Vá ao culto, participe dos grupos em sua comunidade. Ali você receberá o alimento sagrado da fé a partir da Palavra. Através da ação do Espírito Santo, você será impulsionado a viver a vida direcionado pelo conselho bíblico. Isso trará qualidade nas relações, alegria no viver e a certeza da vida eterna. Você estará sustentado.

Iniciamos o período da quaresma. Caminhamos com Jesus rumo ao calvário. Viva este período para rever o que tem sido prioridade para você e qual o alimento que tem nutrido e sustentado sua vida. Para continuar a refletir, leia Lucas 12.13-15.

Oração: Senhor Jesus. Quero me abrigar em ti somente. Tens as palavras que me sustentam na vida diária e que me garantem a vida eterna quando me chamares para junto de ti. Conserva-me firme e confiante, pois somente em ti encontro paz, orientação e o verdadeiro sentido da vida. És meu Salvador! Ajuda-me para que a cada dia, eu busque mais e mais a tua presença no seio da comunidade de fé. Amém.

P. Charles Werlich
Pastor na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro


Autor(a): Charles Werlich
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 9 / Versículo Inicial: 25
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 69718

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br