Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Meditação da semana

Uma estranha mania de ter fé na vida

02/03/2023

Algumas passagens bíblicas tocam o coração de modo especial. Tomando em minhas mãos o livreto do Dia Mundial de Oração de 2023, meu coração foi lembrado das palavras do apóstolo Paulo ao amado “filho” Timóteo:


“Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria, pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que primeiramente habitou em tua vó Lóide, em tua mãe Eunice, e estou certo de que também em ti” (2 Tm 1.4s)

O que havia de tão interessante em Lóide e Eunice e, que certamente, haveria no jovem Timóteo? Paulo refere uma fé sem fingimento. O livreto do Dia Mundial de Oração (DMO) exibe na capa o tema “Eu ouvi falar sobre a sua fé”, mas não cita Timóteo. O comitê ecumênico das mulheres do Taiwan foi quem preparou. Quanta sensibilidade! Note essa frase: Eu ouvi falar da sua fé. Quando uma pessoa te diz: Eu já ouvi falar de você! Você pode ficar com uma impressão de que algo interessante, que você fez ou faz, chamou a atenção dessa pessoa. Então, o que há de interessante na fé das mulheres do Taiwan? Essas mulheres que estão sentadas à beira de um riacho, rezando em silêncio e olhando para o escuro – tal como apresentadas no cartaz.

Se você participar, vai perceber que o DMO prioriza um olhar atencioso sobre o modo de vida das mulheres em diversos contextos contemplando-as nos seus aspectos social, cultural e religioso. É verdade que estamos distantes do Taiwan, mas o DMO nos aproxima delas, das suas histórias, das suas vozes, das suas dores e esperanças. E o mais interessante é que o DMO nos ajuda a perceber que, nós mulheres brasileiras, não somos tão diferentes delas quanto imaginamos.

Contudo, é preciso ter força para acolher o que elas nos dizem das suas experiências de vida pois, de modo semelhante, suas dores tocam as nossas dores. Mas suas alegrias também, e a fé delas nos lembra de persistir na esperança. É normal queremos, em culto, sempre ouvir coisas boas, mas o propósito é também conhecer a realidade e o quanto a fé pode ajudar a enfrentá-la. De tantos anos participando no Dia Mundial de Oração, chego à conclusão de que o cotidiano e a vida das mulheres são tão parecidos que só muda mesmo de endereço. Mas, a cada ano, o DMO nos deixa ansiosas, tal como o apóstolo Paulo, para ver essa estranha mania de ter fé na vida, esse culto diferente que mistura a dor e a alegria, bem como diz a canção Maria-Maria.

Oração: Deus carinhoso, nós te agradecemos por conceder ao Dia Mundial de Oração a graça de permanecermos juntas em tua presença e ter fé em ti. Somos gratas pelo esforço das mulheres do DMO de Taiwan para superar suas diferenças e buscar unidade e consenso através da graça de Deus. Ó Deus, que tu nos guies pelo caminho da unidade em Cristo. Amém. (Oração DMO 2023, p. 14)

Pa. Cláudia Patrícia Schaidhauer Pacheco
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Dois Irmãos


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O que o Senhor planeja dura para sempre. As suas decisões permanecem eternamente.
Salmo 33.11
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Em todo o universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 8.39
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br