Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Paróquia Farroupilha realiza Culto da Reforma

Sob o tema “A fé é livre no amor”, celebração, que teve batismo, foi conduzida em conjunto pela Diácona Telma Merinha Kramer e pelo Pastor Oscar Miguel Lehmann

02/11/2023

1 | 1
Ampliar

As comunidades Martim Lutero em Farroupilha, Bom Pastor de Bento Gonçalves e Veranópolis celebraram, dia 29 de outubro, o Culto Paroquial dos 506 anos da Reforma, com celebração de Batismo, realizado no Centro Comunitário Luterano. Além do altar com paramentos celebrativos, o local estava ornamentado com uma mesa, que continha folhetos evangelísticos sobre a Reforma, flores e a doce Rosa de Lutero”, confeccionada com docinhos, nas respectivas cores da Rosa, ilustrando o quanto o amor de Deus é doce. O tema da celebração foi “A fé é livre no amor”. A celebração foi conduzida pela Diácona Telma Merinha Kramer e a pregação foi feita pelo Pastor Oscar Miguel Lehmann.

A Liturgia da Palavra teve como base os textos de Mateus 5. 1-11 e Gálatas 5.1. Na pregação, o P. Oscar Miguel ressaltou que a liberdade em Cristo nos é dada pela fé. Ao mesmo tempo, como pessoas libertadas a partir da fé, somos servidores e servidoras no mundo a partir do amor, obra maior de Cristo ao dar sua vida para resgatar a humanidade. Entre as diversas consequências que temos como servidores no amor, a pregação lembrou a ênfase que Lutero colocou na educação para meninos e meninas, orientando os príncipes e reis da época para que fossem construídas escolas. Pessoas de outras igrejas cristãs se fizeram presentes e, após o culto, todos confraternizaram numa mesa comum.

Parafraseando Lutero, foi um alegre banquete que Deus preparou. Houve participação de todas as pessoas. Foi um momento significativo de experimentar concretamente a graça e o amor de Deus, onde cada pessoa trouxe um prato de alimentos, que foi compartilhado e promoveu alegria, fé e comunhão. Agradecemos a Deus por este culto, que lembra este significativo acontecimento para a história da cristandade. A Reforma, nos dias atuais, não deve servir para promover divisões entre cristãos, mas para promover humilde reflexão a partir daquilo que Martim Lutero apontou como o centro da vida cristã: o Evangelho da graça e glória de Deus, em Jesus Cristo, que nos proporciona a fé. Somos gratos à Comunidade Martim Lutero de Farroupilha, pela organização e acolhida. Gratidão aos membros, pessoas visitantes presentes na celebração dos 506 anos da Reforma!

Diác. Telma Merinha Kramer
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ao deixar de orar por um único dia sequer, perco grande parte da minha fé.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br