Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905
sinodongaucho@gmail.com
ID: 11

Preparar estradas, abrir caminhos

15/12/2009



Neste tempo de advento eu gostaria de saudá-los com as palavras de Isaías 62.10: “Passai, passai pelas portas; preparai o caminho ao povo, aterrai, aterrai a estrada, limpai-a das pedras; arvorai bandeira aos povos”.

Advento é um tempo de preparação, de abrir caminhos para alguém especial que está chegando. Por isso eu gostaria de compartilhar com vocês de uma pequena história.

Certa vez, o neto voltava de sua aula perto do meio-dia. Todos os dias ele fazia este mesmo caminho e sempre parava na casa do avô, que fazia um gesto com a mão e chamava o menino, dizendo “venha cá”. Naquele dia, o avô perguntou a seu netinho: ”você sabe que dia é hoje?... Faltam apenas três dias para o advento! Sabe o que vou fazer hoje?... e você vai me ajudar! Hoje nós vamos abrir uma estrada”.

E assim foram, o avô e seu netinho, preparar a estrada para os animais passarem. O neto escutava atenciosamente as fantásticas histórias de seu avô. Depois de algum tempo, o neto perguntou: “Vô, porque estamos abrindo esta estrada?” A resposta sempre demorava, mas vinha com precisão. “Sente-se, vamos descansar um pouco. Um caminho serve para que? Para as pessoas passarem, não é? Certo, este aqui é para os animais. Mas você consegue imaginar se não tivéssemos estradas? Tudo seria mais difícil. Por isso Deus nos ensinou a abrir caminhos. As pessoas precisam se encontrar. Precisam abrir caminhos um para o outro. Sem isso não terão a paz. Sabe, filho, por isto festejamos advento! Um dia você vai compreender!”.

Querido e querida leitora, preparar estradas, abrir caminhos. Por isso celebramos advento. Advento significa abrir os caminhos dos nossos corações para que o menino Deus, Jesus, nosso Salvador, possa fazer parte de nossas vidas. Advento significa abrir caminhos para que outras pessoas possam compreender e celebrar isso em suas vidas. Mas, ao mesmo tempo, advento também significa abrir caminhos para que as pessoas possam se encontrar, para que as pessoas possam se perdoar, para que as pessoas possam viver em paz e união. De maneira especial, Deus já veio ao nosso encontro, já nasceu e viveu entre nós, trazendo-nos vida, paz e salvação. Mas nós ainda não aprendemos de todo este mistério, ainda precisamos abrir mais estradas, mais caminhos. Ainda precisamos permitir que esse menino Deus tenha morada dentro de nós, em nossas vidas e na forma com que nos relacionamos com outras pessoas.

É por isso que celebramos advento, para abrir as estradas de nossos corações para a paz, para o perdão, para a salvação. Há muitas estradas a serem abertas, muitos caminhos a serem descobertos. Que nesta época de advento nós possamos também abrir novas estradas e novos caminhos para a paz e para o nosso Salvador, que está chegando.

Pa. Scheila Roberta Janke
Paróquia de Parobé - IECLB


Autor(a): Sínodo Nordeste Gaúcho
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7408

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br