Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Sínodo Nordeste Gaúcho realiza ações para lembrar o Outubro Rosa

Ao longo do ano, mais de 300 almofadas do coração foram confeccionadas por grupos do Sínodo, nesta ação que manifesta o cuidado e o amor ao próximo

26/10/2023

É Outubro Rosa no Sínodo Nordeste Gaúcho e para lembrar desta data, paróquias do Sínodo e alguns grupos têm confeccionado almofadas do Coração para a doar às Ligas de Combate ao Câncer, aos grupos de apoio a mulheres e homens com câncer de mama, a hospitais e diretamente a quem necessita, via agentes de saúde ou comunidade local.

Este ano foram produzidas 300 almofadas feitas por pessoas e grupos de Vale Real, Montenegro, União em Montenegro, Linha Pinheiro Machado (OASE de Brochier), Dois Irmãos, Rolante, Salvador do Sul e Feliz. Na perspectiva diaconal de cuidado e amor com as pessoas ao nosso redor é que o Sínodo, através de seus grupos, têm desenvolvido essa ação das almofadas, marcando, assim, o Outubro Rosa. Jesus nos ensinou a cuidar e amar o próximo como a nós mesmos e nós mesmas (Mt 22.36). Assim, com um projeto como este, temos vivido este amor ensinado por ele, levando amor através das almofadas. Cada almofada também vem embalada com um marca-página com uma mensagem de esperança e fé, além de outros mimos que os grupos eventualmente colocam dentro do pacote.

Cada entrega é uma emoção diferente, pois ao se sentirem cuidadas, as pessoas demonstram isso de formas diferentes e passam por diferentes momentos do tratamento da doença. As almofadas, desta maneira, são uma forma de levar a palavra e o amor de Deus de forma concreta para a sociedade que tanto precisa deste amor e carinho.

Almofadas do coração

Jesus disse: Eu vim para que tenham vida e vida em abundância” (João 10.10)

O projeto Almofada do Coração (Heart Pillow Project, em inglês), iniciou nos Estados Unidos e foi divulgado por Janet Kramer Mai, especialista em câncer de mama, do “Erlanger Breast Resource Center”, em Chattanooga, Tennessee. Janet Kramer Mai, após ter passado por uma cirurgia de câncer de mama em 2002, e ter testado o conforto que a Almofada do Coração traz, decidiu que faria todo o possível para que cada paciente recebesse uma almofada após a cirurgia.

O que são “almofadas do coração”? As almofadas possuem esse formato em coração com o centro em U para melhor encaixe entre o braço e a axila. Uma das principais funções da almofada do coração é diminuir a dor no local pós mastectomia: colocada na axila, neutraliza a dor pós cirurgia e serve de suporte ao ombro, removendo a pressão do braço e/ou do peito, proporcionando alívio sobre o local. Além de oferecer suporte físico, a almofada proporciona também apoio emocional.

Inspirado no exemplo da idealizadora, o projeto se espalhou por grande parte da Europa e chegou ao Brasil pela Sra. Ondina Almida Posiadlo, membro ativa da Sociedade Feminina Missionária da Igreja de Deus no Brasil, em Curitiba. Em sua visita à Alemanha, ela participou do trabalho de um grupo de voluntárias, onde a experiência deu muito certo e já beneficiou muitas mulheres. Em Curitiba, outros grupos de mulheres ingressaram no projeto e passaram a desenvolver almofadas. Ana Paula Alcântara está à frente do projeto que hoje se chama PAC (Projeto Almofadas do Coração) produzindo as almofadas para atendimento das pacientes do Hospital Erasto Gaertner, referência no tratamento do câncer em Curitiba; pessoas de todo o Brasil fazem contato pedindo as almofadas. As almofadas são doadas, sem custo algum.

O Projeto Almofadas do Coração surgiu como uma proposta do Conselho Intersinodal da Programação Evangélico Luterana da Rádio União e visa se multiplicar no âmbito dos sínodos envolvidos com a Rádio União - Nordeste Gaúcho, Rio dos Sinos, Sul-Rio-Grandense e Vale do Itajaí.

A partir do projeto, quer-se arrecadar recursos através de doações e mão de obra para confeccionar almofadas para serem distribuídas a pessoas em tratamento de câncer de mama, auxiliando em sua recuperação.

A ideia é que o projeto seja divulgado e entre em execução ao longo dos próximos meses. A expectativa é que as almofadas sejam entregues em outubro - mês em que se lembra da importância da prevenção e combate ao câncer de mama. Poderão ser estabelecidas parcerias com as Ligas Femininas de Combate ao Câncer municipais, além das parcerias com comunidades e/ou instituições.

Diácono Me. Dionata Rodrigues de Oliveira
Assessor Teológico de Formação e Diaconia

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Fé significa confiar e construir sobre a misericórdia de Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Nós não anunciamos a nós mesmos. Nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor.
2Coríntios 4.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br