Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905 | (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Tempo oportuno para o amor

07/06/2008

 

Li em 1 João 4.11 e 16b: “Amigos, se foi assim que Deus nos amou, então nós devemos nos amar uns aos outros....Deus é amor. Aquele que vive no amor vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele”.

 

Ao ler este texto, lembrei-me de duas datas importantes da semana: Dia 10 de junho é Dia do Pastor e da Pastora e dia 12 de junho é Dia dos Namorados. Tanto uma data quanto a outra, sugere que o amor esteja presente: no trabalho e na relação humana. No entanto, o amor de Deus transcende a nossa compreensão estreita do amor, pois ele é humano e portanto frágil.

 

A primeira palavra usada no versículo citado é “amigos”. E, amigos sugere ternura e sensibilidade fraterna. Ela é usada para alguém muito próximo. Você não vai chamar qualquer pessoa de amigo. O autor.da carta expressa que de fato se sente irmanado para quem escreve, isto é, muito próximo. Diz que o amor de Deus manifestou-se na história humana por meio de Cristo. Na vida, na morte e na ressurreição de Cristo, Deus mostrou a grandeza de seu amor. O amor de Deus destina-se também, aos que aos nossos olhos não merecem, por exemplo, os pecadores. |Quem se sente amado por Deus não concede espaço ao egoísmo. Somente a pessoa que ama o próximo pode ter certeza de estar sendo amada por Deus.
 

Talvez você esteja pensando: “de novo este negócio de amor”? Creio que é preciso, sempre de novo, tocar neste assunto. As pessoas estão sedentas do AMOR verdadeiro. Talvez não estejamos falando a mesma linguagem. No Dicionário do Aurélio,por exemplo, chama a atenção ao falar do Amor Doação. E o amor doação tem sua raiz em Deus. Ele é a fonte, base e a força do amor doação. “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único Filho, para que, todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16). E isto não é simples teoria. É contrato. O amor que se torna carne em Jesus Cristo.

 

Olhemos para o nosso mundo! O amor que o mundo propõe é extremamente egoísta (casais juntos enquanto um interessa ao outro/ casamentos desfeitos sem a menor preocupação...) O amor que vem de Deus, encoraja também em meio às dificuldades e fragilidades da vida. O amor doador do qual fala o texto é amor concreto. Não é só sentimento. É retribuição. Deus amou primeiro para que pudéssemos retribuir com amor ao próximo. Jesus, ao falar do grande mandamento diz:- amar a Deus e amar ao próximo.

 

Quem ama a Deus, também obedece a Deus! Quero crer que nós colhemos os frutos do “amor sentimento” que não quer compromisso (Parábola do Bom Samaritano).

 

E, como é isto em nossas comunidades? Percebo que temos enormes dificuldades para lidar com este assunto na prática. Por exemplo: como acolher amorosamente as pessoas que chegam? Como lidar com as pessoas que pensam de forma diferente?

 

O amor de Deus em Jesus, pode/deve ser o amor não somente pregado e ensinado, mas especialmente vivido. Amém.

 

P. Valmor Haag


Autor(a): Valmor Haag
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8445

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br