Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

JESUS E A CASTANHA DO PARÁ.

06/01/2016

Na primeira semana de dezembro de 2015, tive a oportunidade de realizar um retiro de casais e duas evangelizações na Paróquia de Santarém - Pará. Em meio a rios e florestas, meus olhos contemplaram uma bela castanheira. Anos atrás um pastor que morou naquela região descreveu aquela árvore desta maneira:

“A castanheira, a rainha da floresta, que merece este título, pois é filha legítima da Amazônia. Sempre retilínea, alteia a sua copa, qual vasta cabeleira solta, acima de todas as demais árvores, chegando facilmente aos 60 metros de altura por 4 metros de diâmetro. Então, lá no alto, a ramada cobre-se de botões que abrem as suas pétalas de um amarelo suave, atraindo as mamangavas para a polinização. Fecundada, começa a formação dos ouriços tendo o formato de uma bola de 22 cm de circunferência, cada qual contendo de 12 a 20 amêndoas. Os ouriços caem e são roídos pelas cutias, que, sempre muito gulosas, vão abrindo covas onde escondem as amêndoas. Contudo, nem sempre elas voltam e, esquecidas, as amêndoas germinam por toda a parte”.

Como em muitas cestas de natal aparecem castanhas, aproveitei para pesquisar seus benefícios e uma possível analogia a mensagem de Cristo. A descoberta foi surpreendente.

Uma castanha do Pará (rebatizada recentemente como castanha-do-Brasil) por dia garante a quantidade mínima de selênio necessária ao nosso organismo. Para se ter uma idéia, a mesma quantidade de selênio encontrada em 5g de castanha-do-pará (uma unidade) é encontrada em 3 filés de frango (100g cada), 16 pães franceses (50g cada), 26 camarões (20g cada), 2 latas de sardinha em conserva (130g cada), 10 ostras (33 gramas cada) ou 100 copos de leite (200ml por copo). No Natal comemoramos a vinda de Jesus ao mundo. Mas Porque Jesus veio ao mundo? Para nos dar a vida eterna (João 3.16). Para tirar as pessoas da escuridão: “Eu sou a luz do mundo...” Para libertar as pessoas do poder de Satanás e do pecado.

No Natal, olhamos para o menino Jesus no presépio, nossos olhos ficam fascinados em torno do Deus menino. Quando este menino aprendeu a falar, revelou por que veio ao mundo afinal: “Eu vim para que tenham vida e vida em abundância”. Vida em plenitude (João 10.10).

E pensando no tipo de vida que Jesus quer oferecer a nós gostaria de aproveitar a comparação da castanha do Pará. Ela possui cinco ingredientes que melhoram a vida e Jesus também oferece estes ingredientes para que na área espiritual você também tenha vida:

1 - O selênio combate o envelhecimento celular e garante uma vida longa e saudável O selênio é fundamental para acionar as enzimas que combatem os radicais livres. A castanha atrasa o envelhecimento. Jesus prometeu que se crêssemos nEle viveríamos para sempre. A Fé em Jesus me dá sentido na vida e me faz sentir mais novo. Quando recebemos a Cristo nos tornamos uma nova criatura. 2 Coríntios 5.17. Ex. velhos animados e jovens cansados Salmo 92.14 Joel 2.28.

2 - O selênio atua na produção de hormônios da tireóide, importante para pessoas com hipotireoidismo. Quem tem problemas com a tireóide apresentam um metabolismo lento, provocando cansaço, sonolência, perda da capacidade de raciocínio. A fé em Jesus nos dá novo ânimo, nos dá esperança e renova a nossa mente. Quando nos aproximamos da Palavra de Jesus experimentamos um alívio espiritual e mental Rm 12.2.

3 - Também é fonte de cálcio e magnésio, dois minerais importantíssimos para a saúde óssea e prevenção de osteogenia/osteoporose. A Castanha dá força aos ossos. Faz com que tenhamos uma estrutura óssea firme. Jesus também nos dá o seu poder para enfrentar as duras situações da vida, os altos e baixos, os solavancos. A fé em Jesus nos mantém de pé Isaías 35.3-4.

4 - O selênio, assim como a vitamina E, é um importante antioxidante e pode melhorar nossa resposta imune. A castanha ajuda na defesa do organismo em geral, ajuda a criar imunidade. Pessoas com baixa imunidade são mais suscetíveis a gripes, resfriado, contaminação por bactérias, a castanha ajuda a defender nosso corpo. A Fé em Jesus nos reveste do Espírito Santo, nada pode nos destruir, podem fazer macumbas, despachos, feitiçarias, podem ter inveja, podem falar mal da gente, se você está com Cristo, nada poderá te afastar do amor e da graça de Deus. Efésios 6.11.

5 - Auxilia na diminuição dos níveis séricos de colesterol, por ser fonte de gorduras mono e poli-insaturadas. O colesterol está ligado ao excesso de gordura. A gordura geralmente é conseqüência de comer muito e não gastar esta gordura com exercício. O cristão não pode só querer ouvir a Palavra, só querer se alimentar, é importante, mas ele precisa se levantar, se mexer, fazer missão, ir ao encontro do próximo, ajudar, servir,etc. Um cristão parado ainda não entendeu o evangelho. Servi uns aos outros 1 Pedro 4.10. Porque tem muito cristão chato só incomodando dentro das Igrejas, reclamando do pastor, da diretoria, dos membros, do dízimo? Porque ainda não estão servindo e quanto menos eles colaboram, mais chatos eles se tornam.

Mas a castanha precisa ser quebrada. Para se extrair o melhor dela, ela precisa ser quebrada, esmagada. Jesus veio ao mundo, e por causa dos nossos pecados ele foi moído, ferido, machucado (Isaías 53). Ele morreu pelos nossos pecados. Graças a sua morte eu e você podemos ter vida. Vida abundante e vida eterna. No natal, Jesus vem ao mundo para morrer, para que eu e você fossemos beneficiados pela sua morte. Nós pela fé, recebemos as bênçãos de seu sacrifício. Quem rejeita a Jesus, não vai experimentar a vida eterna. Não vai experimentar a renovação da mente, não terá firmeza na vida, viverá com dúvidas e com medo. Quem rejeita a Cristo infelizmente será destruído pelo pecado, pelo diabo. Quem rejeita a Cristo será apenas mais um cidadão egoísta, chato e acomodado, que não vê sentido na vida do que apenas consumir e morrer.

Lembre-se da castanha, com ela temos vida. Com Jesus vida abundante aqui na terra e um dia no Reino de Deus. Coma um castanha por dia, mas também busque a Jesus todos os dias da sua vida. Que Deus nos ajude! Amém


Autor(a): Pastor Gilberto Weber
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 36512

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Passarão o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
Lucas 21.33
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Cristãos que oram são verdadeiros auxiliares e salvadores.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br