Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

PARA ONDE O ANO FOI?

21/11/2019

Talvez esta seja a sensação de muitas pessoas. Para onde o ano foi? Já estamos mais uma vez às portas do mês de dezembro. E a pergunta que fica é justamente esta: para onde este ano foi? Parece que o ano foi tão curto e nem conseguimos fazer tudo o que planejamos ou sonhamos. E aí vem a correria de fim de ano e das festividades de Natal. Espere aí! Ainda não estamos no Natal. Mas porque já vemos as luzes de Natal? Ainda nem Advento é!!! No dia 01 de dezembro será o primeiro domingo de Advento. E se seguem o segundo, terceiro e quarto domingo de Advento. Daí recém chega o Natal.

Porque vivemos tão ansiosamente? Para quê antecipar pré-ocupações? Parece que vivemos muito acelerados. Vivemos em uma sociedade com pressa para tudo? Muitos querem respostas instantâneas, soluções instantâneas e felicidade instantânea? Se for, não estamos conseguindo viver o agora e acabamos queimando etapas.
Jesus já recomendou: “...não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.”
Mas o que é o Advento?
Conta-se que, alguns dias antes do Natal, um menino sai correndo para o supermercado da esquina e pergunta, ofegante, a um funcionário:
-Você tem algum Advento aí?
-Advento? Nunca ouvi falar deste produto. O que é isso?
- Eu também não sei o que é, mas a minha mãe disse que nós não poderemos ter Natal, se não tivermos Advento. Então eu queria comprar um.
Vejam: Na lógica do menino (como na lógica de muita gente), o Advento deveria ser algo comprável, como era comprável em supermercado o Natal que ele conhecia. Sabemos que as lojas não vendem Advento. Mas, em muitos lugares já no início de novembro, rodam músicas natalinas para vender o “Natal”. Para muitos, esta época acaba virando negócio, somente uma festa artificial e não tempo de refletir sobre o verdadeiro significado do Natal – nascimento do Salvador da humanidade!
Vejamos os filmes infantis do Natal – nenhum menciona Jesus! Parece que o personagem do Natal passou a ser o papai noel.
A mãe do menino tinha razão: sem Advento, não há Natal. É no Advento que encontramos a razão do Natal verdadeiro. Por isso, sempre precisamos perguntar: o que é e para que serve o Advento? A palavra Advento vem da expressão latina Ad Venire – “O que há de vir”. Significado? O tempo de preparo para celebrar a salvação que veio ao mundo em Jesus. É um tempo de preparação, de meditação, onde devemos analisar a nossa vida e refletir principalmente sobre a nossa relação com o próximo e também com Deus. Advento também é um tempo de alegria. E a razão dessa alegria é Cristo. Pois Advento significa vinda, chegada do nosso Salvador. Para nós, cristãos, significa a época antes da vinda de Jesus Cristo; daquele que há mais de 2.000 anos veio pobre e humilde para ensinar o amor, a paz, a esperança e a justiça às pessoas; que pregou o Evangelho do Reino de Deus e colocou sinais de sua presença entre nós. Por isso, o Advento anuncia a chegada de Cristo para dentro de nossa vida - para dentro do nosso coração.
Advento não se vende em lojas. Isto porque: Não se pode comprar perdão, fé, alegria, amizade, um abraço, amor, a salvação. Advento anuncia a chegada de Cristo para dentro de nossas vida - para dentro do nosso coração, da nossa vida. E já que estamos ansiosamente esperando, seja essa a nossa esperança no Advento e Natal.
Pastor Edison Elias Scheer Hunsche
 


Autor(a): Pastor Edison Elias Scheer Hunsche
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 54213

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ele, Deus, é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Ele me defende como um escudo, e eu confio na sua proteção.
Salmo 144.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br