Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

PROCLAMAR TRAZ MUDANÇA.

16/09/2015

             “E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo. E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho. E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor.” (Jonas 3.1-5)

 PROCLAMAR TRAZ MUDANÇA. 

              Pela segunda vez Deus deu a mesma ordem a Jonas: ir e pregar à cidade de Nínive. Isso significa que na primeira ordem Jonas não obedeceu. Depois de sofrer as consequências de sua desobediência, Jonas arrepende-se e agora ele obedece e vai à Nínive.

             Ele caminhou durante um dia inteiro pregando a mensagem do castigo de Deus. O povo ao ouvir esta mensagem reconhece seus pecados e crê em Deus. A fé do povo leva-os a lamentar seus pecados e se humilhar diante de Deus. Espontaneamente todo o povo dobra-se diante de Deus: ricos, pobres, crianças, adultos, velhos. Até o rei se humilha diante de Deus. E mostra-se um verdadeiro líder, proclama um decreto tornando obrigatória a participação no jejum, no arrependimento, na humilhação e no clamor a Deus. Diante dessa situação de quebrantamento coletivo diante do juízo de Deus, existe também a esperança no perdão de Deus, versículo 9. E de fato, quando o povo se arrepende sinceramente, abandonando seus maus caminhos, Deus perdoa generosamente!

             Essa história de Jonas é fascinante! Ela quer ensinar-nos muito! Deus perdoa Jonas e investe novamente no homem que como qualquer um de nós é falho, desobedece e foge da vontade e presença de Deus ( Caps. 1 e 2). Deus sempre de novo nos dá uma nova chance, investe no ser humano falho e pecador. Ele quer que falemos do seu amor, juízo e perdão às pessoas que convivemos: colegas de escola ou de trabalho, vizinhos, familiares. Ele chama para falarmos a diversos tipos de pessoas, seja ao andar na rua, numa reunião, ao liderar algum grupo da igreja.

            Certa vez uma mulher da igreja me pediu que conversasse com sua vizinha desiludida com as igrejas e com Deus. Pensei: Mas o que vou falar? Como fazer? Ela questiona tudo. Logo eu tenho que falar da minha fé, já que tantos já falaram e nada adiantou? Com medos, mas com muita oração, fui falar com ela. Semanas depois, esta mulher me procurou querendo aprender mais sobre Deus e disse que aquilo que eu falara foi muito importante e a fez mudar muito.

            E você, está disposto a ser instrumento de Deus? Nós levamos a mensagem de Deus, o Espírito se encarrega de mudar corações. O povo de Nínive necessitava de arrependimento, pois o juízo de Deus estava prestes a cair sobre a cidade. Mas a mensagem de Jonas toca profundamente os corações daquelas pessoas. Hoje a nossa sociedade necessita de mensagem transformadora. Temos à disposição as Escrituras, o Evangelho é a Boa Nova de Deus para as pessoas. Mensagens que revelam o pecado, geram arrependimento, e o Jesus que liberta de todo pecado oferecendo o perdão.

            Próximo passo imprescindível é o arrependimento sincero. Ao crer em Deus o povo de Nínive se humilhou em arrependimento de coração. Nova vida desponta a partir do arrependimento. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5.17).

            A grande esperança se concretiza! Vemos a grande generosidade de nosso Deus em perdoar. O Senhor não tolera a injustiça, maldade, violência, desobediência, pois Ele nos ama. Pois todas essas coisas prejudicam, tira a nossa dignidade e humanidade. Mas em arrependimento e confissão podemos chegar a Ele e pedir pelo seu perdão, como diz 1 João 1.9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”


Autor(a): Missionária Rosimere Maria Ramlow Becker
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Testamento: Antigo / Livro: Jonas / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 5
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 34853

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz e não há nele nenhuma escuridão.
1João 1.5
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.
Efésios 1.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br