Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Quaresma

06/04/2023

Um tempo litúrgico em que a Igreja Cristã procura refletir sobre a experiência do povo de Israel com o seu Deus Criador, Salvador e Santificador, em preparação para a celebração da Páscoa. Para a Igreja antiga, era um tempo de reflexão, oração e Jejum. Já para a Igreja hoje, permanece sendo um tempo de reflexão, oração e convite a ações que sejam formas de testemunhar o amor de Deus por nós e toda a criação. O importante é que possamos nos preparar para celebrar e afirmar a fé em Cristo que foi morto, mas ressuscitou e vivo está.

Na quarta-feira de cinzas iniciamos este tempo que vai até o sábado de aleluia sem contar os domingos. Uma caminhada de reflexão a partir das Sagradas Escrituras que percorrem desde a história da criação no Gênesis, queda (pecado) até a entrada de Jesus em Jerusalém, paixão, morte na cruz.

No início da Quaresma somos lembrados que pela desobediência de Adão e Eva, a humanidade se fez pecadora. (história do Gênesis 2 e 3). Porém, assim também por meio da obediência de Jesus Cristo, Deus se reaproxima da humanidade oferecendo graça e salvação. Neste tempo, rememoramos o ensinamento de Jesus a Nicodemos: “quem nascer da água e do Espírito Santo se torna herdeiro do Reino de Deus” (João 3. 1-21). Recordamos também que Jesus Cristo se revela como o verdadeiro Messias. “Então Jesus afirmou: Pois eu, que estou falando com você, sou o Messias”. (João 4. 26). Vemos mais um sinal revelador do Messias no terceiro domingo da quaresma na cura do cego: “Senhor, quem é o Filho do Homem para que eu creia nele”? Jesus disse: “Você já o viu! É ele que está falando com você”!

Portanto, quem ficar atento e não deixar passar em vão a sequência dos ensinamentos bíblicos tem a oportunidade de meditar sobre a fé no trino Deus que criou o ser humano (Adão e Eva) e o colocou no Jardim do Éden para cultivar e guardar (Gn 2.15). E ordenou: de toda árvore do jardim comerás livremente. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás. (Gn. 2.16-17).

A história bíblica testemunha que Eva e Adão foram tentados pelo projeto paralelo aos planos de Deus na figura da serpente e desobedeceram a Deus. A desobediência levou ao pecado, afastamento de Deus e a morte.

Porém, Deus criador, em bondade e misericórdia, enviou Jesus Cristo seu Filho, o “novo Adão” que vence as tentações (Mt. 4). Vem para salvar e reaproximar de Deus todos os que, renascidos pela água e o Espírito Santo, caminham na renúncia do pecado e no testemunho do amor e graça de Deus em palavras e atitudes. Bom tempo de Quaresma e feliz Páscoa.

P. Ildo Soares dos Santos.


 


Autor(a): Pastor Ildo Soares dos Santos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 70067

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que a graça e a paz estejam com vocês e aumentem cada vez mais, por meio do conhecimento que vocês têm de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.
2Pedro 1.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br